Ceará

Professores viram sobreviventes de apocalipse zumbi em fotos de formatura da UFC

Published

on

Provas para estudar, trabalhos a fazer, noites sem dormir escrevendo artigos e monografias. Tem muito estudante por aí que quase não consegue ter um momento de descanso de todas as demandas da vida de universitário. Os alunos do curso de sistemas e mídias digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC) resolveram retratar essas dificuldades encenando um ”apocalipse zumbi” no ensaio fotográfico de conclusão de curso em 2015, que viralizou neste mês após o fotógrafo compartilhar nas redes sociais.

Em vez da tradicional beca e do diploma na mão, eles se transformaram em mortos-vivos nas fotos, e os professores foram os sobreviventes do ”apocalipse zumbi”. A ideia, segundo os alunos, é fazer uma crítica por meio das imagens. “Nosso curso é muito interdisciplinar, com envolvimento no design, no audiovisual, na comunicação, por isso, a gente não queria fazer uma foto básica. Como lidamos muito com a cultura geek, resolvemos retratar quem nós somos, nossa personalidade”, disse Karol Frota, uma das participantes.

Ideia de fazer o ensaio com zumbis e sobreviventes é fazer uma crítica social, diz fotógrafo (Foto: Davia Maia/Arquivo pessoal) 

Nas fotos, os professores aparecem ”preparados” para a guerra contra os zumbis. “A gente queria que os nossos professores participassem, porque ao mesmo tempo em que a gente passava noites sem dormir com os estudos, eles também sempre foram muito acessíveis e solícitos”, conta Karol.

A produção das imagens ficou por conta do fotógrafo Davi Maia. Ele conta que ao mesmo tempo em que era uma ideia divertida, as fotos também trazem um lado crítico dos alunos em relação às dificuldades estruturais pelas quais passaram nos anos de estudo.

Alunos concludentes viram zumbis em fotos de formatura (Foto: Davi Maia/Arquivo pessoal) 

“O ensaio aborda tanto a falta de tempo dos estudantes pelo excesso de matérias, como também o lado do professor, que muitas vezes se esforça, mas não tem o reconhecimento que merece. Além disso, o prédio utilizado ainda estava inacabado na época, mas era prometido desde que eles começaram o curso, então também aborda os problemas de estrutura”, comenta.

O ensaio foi feito no fim de 2015 e as fotos tiveram repercussão quando Davi Maia publicou novamente nas redes sociais, em novembro deste ano. Ele conta que o dia do ensaio foi marcado por muita descontração dos alunos e professores. “Foi tudo bem leve e descontraído, tanto para os alunos, quanto para os professores. Tanto eu quanto os alunos gostamos do resultado e depois vi muita gente falando que queria fazer o mesmo”, relata.

 Professores viram sobreviventes de apocalipse zumbi (Foto: Davi Maia/Arquivo pessoal)

Professores viram sobrevivente de apocalipse zumbi (Foto: Davi Maia/Arquivo pessoal)

Estudante fizeram produção de maquiagem zumbi para ensaio fotográfico da formatura da turma (Foto: Davi Maia/Arquivo pessoal) 

Fonte: G1/CE

 

EM ALTA

Sair da versão mobile