Brasil

Professores cobram direito de comer merenda dos alunos no país

Na lei nº 11.947, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica, fala-se que a merenda é direcionada ao estudante, e o docente não é mencionado.

Published

on

Na lei nº 11.947, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica, fala-se que a merenda é direcionada ao estudante, e o docente não é mencionado.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo programa, explica que o valor direcionado pelo governo é exclusivo para alimentação dos alunos, e que cada localidade deve fazer a gestão da alimentação dos professores e servidores dos colégios da rede pública. Para reverter o quadro, está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei para assegurar o direito à alimentação escolar aos professores da rede pública de ensino básico. – Sem vale-refeição, professores da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) chegaram a fazer greve para que pudessem comer a merenda. O exemplo de uma  professora  merece reflexão: “Cumpro 32 horas de aulas presenciais por semana e oito fora da sala de aula. Às vezes a jornada fica corrida, não dá tempo de parar para almoçar”, conta Júlia. Ela explica, ainda, que muitos professores trabalham nos três turnos, comumente em escolas diferentes e, por perderem tempo no deslocamento de um local a outro, não conseguem reservar tempo para comer.

Lei mais flexível para domésticas

O governo estuda flexibilizar as regras dos novos direitos das domésticas. Cuidadores e babás teriam jornadas de 12 horas por 36 horas de folgas. Para os demais, patrões poderiam negociar banco de horas.

Um drama nacional

Morrem 300 mulheres por ano no Brasil por complicações de aborto ilegal. A estimativa é de que são feitos quase 1 milhão deles no país. “Quando você se arrepende, dói mesmo”, relata uma mulher de 41 anos.

15 segundos de horror

Explosões violentas durante a Maratona de Boston fazem EUA reviverem trauma do 11 de Setembro. Doze anos após o 11 de setembro, atentado espalha o medo pelo país.

Uso de carro irrita Dilma

Falta de controle sobre veículos oficiais, denunciada pela imprensa, leva presidente a exigir explicações da ministra do Planejamento. Flagrado usando carro chapa branca para ir à ginástica, número 2 do Desenvolvimento se explica à Comissão de Ética da Presidência.

Financie antes da alta

A expectativa de aumento da Selic já começou a tornar empréstimos mais caros e o custo pode aumentar ainda mais. Especialistas veem momento oportuno para trocar dívidas caras ou tomar crédito antes da alta da taxa básica. Cuidado com os golpistas.

Consignação de usado paga ISS

Superior Tribunal de Justiça define a incidência de ISS, e não de ICMS na intermediação de carro usado por meio de consignação. Para os ministros, na operação as agências de veículos não adquirem o bem, portanto não há circulação de mercadoria.

Malhando

O mercado de academia vem crescendo. Acredito que qualquer um pode melhorar sua musculatura. Infelizmente nem todas academias estão preparadas para receber a todos, além de haver profissionais mal preparados. Muitas vezes, é a pessoa que tem que se adaptar. A questão de aceitar vai da pessoa erguer a cabeça e ir atrás do que ela gosta. Os exercícios ajudam muito na condição física, mas é preciso escolher uma boa academia.

Deficiência intelectual

Para muita gente, uma pessoa que caminha de uma forma meio “estranha”, faz movimentos “estranhos” na cadeira de rodas, que fala tudo meio enrolado e que até baba, do nada, assusta um pouco. Mais do que isso: parece, por esses fatores, ter, além da deficiência física, uma deficiência intelectual.

Reage prefeito

Após visitar secretarias do município, um cidadão observa a ausência da foto oficial do gestor, enquanto que a foto do “ex” continua. Para amenizar, tem gente usando adesivo da campanha eleitoral onde consta a foto de ambos. Com cem dias no poder, Aderilo optou por uma gestão realista, enterrando algumas bandeiras de seu antecessor. Mas o que emperra a gestão neste momento é o caso dos servidores e a seca. E pelo seu caráter e poder político, deixa um compromisso no ar para ser cobrado insistentemente.

Demorou

O funcionamento do Terminal Rodoviário Fernandes Távora está valendo. Mas foram exatamente 2 anos e 4 meses de espera. Extremamente e perfeitamente com certeza a sua importância. Preparem as bombas que a inauguração oficial será no próximo dia 22.

Salário mínimo de R$ 719,48 em 2014

Previsão é da Lei de Diretrizes Orçamentárias enviada pelo governo ao Congresso. Reajuste com relação ao valor atual seria de 6,12%.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile