Cultura

Ministério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós

Published

on

Ministério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam “Renascimento – Uma Releitura de Dom Quixote”, nova produção cênico-musical que une arte, educação e história em uma homenagem aos sonhos e à capacidade humana de reinventar o mundo. O espetáculo será exibido em Fortaleza, no Teatro São José, no dia 26 de novembro, às 14h, e segue para a região Centro-Sul, com apresentações em Orós, na Igreja Católica de Guassussê (28/11, às 20h), no Teatro Sesc (2/12, às 19h) e no Teatro Ribeira dos Icós (4/12, às 15h). Toda a programação é gratuita. Inspirada no universo de Dom Quixote e ambientada no contexto do Renascimento, a montagem aborda temas como razão e imaginação, ciência e fé, progresso e utopia.

O espetáculo é resultado das atividades de 2025 do Projeto Aprendendo com Arte, iniciativa pedagógica da Fundação Raimundo Fagner que utiliza a arte como ferramenta para o desenvolvimento humano. Com direção musical de Eduardo Saboya, direção cênica de Douglas Galdino e coreografias de Gabriel Holanda, a encenação reúne 76 educandos de Fortaleza e Orós. A trilha sonora traz adaptações de obras de compositores renascentistas, como Palestrina, Gervaise e William Byrd, incluindo peças clássicas como “El Grillo”, “Ave Maria” e “Jesu Rex Admirabilis”. Para a diretora da Fundação, Tereza Tavares, a produção celebra o talento dos jovens participantes e reforça o poder transformador da imaginação, da educação e da criatividade.

Com 25 anos de atuação em Fortaleza e Orós, a Fundação Social Raimundo Fagner trabalha para garantir condições que permitam o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. Suas ações são realizadas por meio do Projeto Aprendendo com Arte, que oferece oficinas de música, teatro, dança e outras linguagens artísticas a cerca de 400 jovens. O trabalho conta com o apoio do Grupo Três Corações e de diversas instituições parceiras, além da cooperação dos governos federal e estadual e das prefeituras locais, reforçando o compromisso com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Ceará.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile