Brasil
Produção de energia limpa bate recorde do século no Brasil
A combinação das hidrelétricas, parques eólicos e placas fotovoltaicas responderam pela primeira vez por 90% de toda a energia produzida no país no decorrer de março de 2023. O resultado positivo faz parte de um levantamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico, órgão responsável pela coordenação e controle das instalações de geração e transmissão de energia elétrica.
Em contrapartida, as termelétricas, que emitem poluentes e são mais caras de manter funcionando, responderam apenas por 5% da energia gerada no mesmo período.
Vale recordar que o Brasil atravessou períodos de crises hídricas recentes. Agora, o salto na produção de energia eólica e solar pode ainda amenizar novas crises de estiagem no futuro, além de colocar o país em vantagem competitiva na área de energia limpa, apontam especialistas do setor energético.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Ceará4 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade
-
Noticias1 semana atrásContran aprova regra e CNH poderá ser emitida sem aulas em autoescolas

