Mundo
Primeiro transplante parcial de coração é considerado bem-sucedido nos Estados Unidos

Um ano após sua realização, o primeiro transplante parcial de coração no mundo foi declarado um sucesso por pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. O procedimento foi realizado em 2022 em um bebê com apenas 18 dias de vida, que necessitava de uma troca de válvula cardíaca.
Até então, o tratamento padrão para essa condição envolvia o uso de válvulas artificiais. No entanto, essas válvulas não cresciam junto com o coração da criança, exigindo substituições frequentes e múltiplos procedimentos cirúrgicos, com uma taxa de mortalidade de 50%.
O estudo, conduzido por médicos da Duke Health e publicado no periódico científico Journal of the American Medical Association (JAMA), resultou em duas válvulas e artérias funcionando adequadamente, crescendo em sincronia com o desenvolvimento da criança, como se fossem partes naturais do sistema cardiovascular.
“Esta publicação é a prova de que essa tecnologia funciona, essa ideia é viável e pode ser aplicada para auxiliar outras crianças”, afirmou o médico Joseph W. Turek, o principal autor do estudo e chefe de cirurgia cardíaca pediátrica da Duke, que liderou esse procedimento histórico.
Os pesquisadores também constataram que o procedimento exige apenas cerca de um quarto da quantidade usual de medicação imunossupressora em comparação com um transplante cardíaco completo. Isso potencialmente salva os pacientes de efeitos colaterais prejudiciais que poderiam se acumular ao longo de décadas.
Além disso, de acordo com os especialistas, essa inovação também abre caminho para o conceito de um “transplante de coração em efeito dominó”. Durante esse tipo de transplante, um paciente que possui válvulas saudáveis, mas precisa de um músculo cardíaco mais forte, recebe um transplante completo de coração; as válvulas saudáveis desse coração são então doadas a outro paciente necessitado, criando um efeito de múltiplas vidas salvas por um único órgão transplantado.
Ouça nossos Podcasts!
-
Noticias2 semanas atrás
Homem é carregado em rede até a UPA após passar mal por falta de acesso em estrada esburacada no Ceará
-
Noticias2 semanas atrás
Inscrições para o Fies 2025 começam nesta segunda-feira (14); confira quem pode participar e como se inscrever
-
Noticias2 semanas atrás
Ração contaminada provoca mortes de cavalos em haras pelo Brasil; entenda o que está por trás da tragédia
-
Noticias1 semana atrás
“Porque eu posso”, diz Trump ao justificar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
-
Noticias1 semana atrás
Mais de 800 gestores da educação no Ceará receberão gratificação mensal de R$ 2 mil
-
Noticias1 semana atrás
AGU pede ao STF que Moraes restabeleça decreto do IOF por meio de liminar
-
Noticias2 semanas atrás
Filhotes de periquito cara-suja são reintroduzidos na natureza no Ceará após 114 anos de desaparecimento
-
Noticias2 semanas atrás
Crimes atribuídos a Bolsonaro podem resultar em condenação de até 43 anos de prisão