Brasil
PF faz operação de combate ao trabalho análogo à escravidão em SP
Equipes da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) realizam, na manhã desta quinta-feira (16), uma operação de combate ao trabalho análogo à escravidão em São Paulo.
Segundo policiais, serão cumpridos dois mandados de busca e apreensão na Zona Leste da capital e outros três em São Bernardo do Campo, no ABC. O foco da ação são as vítimas.
De acordo com a PF, uma das quadrilhas investigadas aliciava e transportava trabalhadores de cidades do interior do Ceará para trabalhar com venda ambulante de laticínios em São Bernardo do Campo. Quando chegavam ao município do ABC, eles ficavam endividados e eram mantidos em alojamentos em condições degradantes.
Outros dois grupos criminosos aliciavam estrangeiros em albergues municipais, prometendo emprego formal no ramo de costura. Quando levadas às oficinas, as vítimas eram obrigadas a assinar contratos nos quais estavam previstos diversos gastos junto ao empregador, como habitação, vestuário e refeições, com valores desproporcionais aos praticados no mercado.
Dessa forma, os trabalhadores acabavam se endividando. A saída das oficinas era restrita e as jornadas de trabalho variavam entre 14 e 18 horas.
Os estrangeiros que estiverem sem documentos e em situação irregular serão encaminhados para a PF, onde receberão assistência e orientação sobre como regularizar sua situação, de acordo com a corporação.
Os criminosos responderão pelo crime de tráfico de pessoas com a finalidade de exploração do trabalho escravo, com penas de 4 a 8 anos de prisão, além de pagamento de multa
Fonte: G1 SP
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

