Ceará
Pesquisadoras da UFC desenvolvem esfoliante que trata melasma a partir de planta típica da caatinga cearense
Inovação e sustentabilidade. Um novo ativo esfoliante desenvolvido por pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma aposta para o tratamento de melasma a partir da cera da carnaúba, planta típica da caatinga cearense. Neste ano, a UFC recebeu a carta patente do composto pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Além da cera, o ativo contém ácido kójico na composição, clareador já conhecido no mercado para melhora de manchas e uniformização do tom da pele. O composto já está pronto para ser comercializado e agora as pesquisadoras estão em busca de indústrias interessadas na produção em larga escala.
A professora do curso de Farmácia da UFC e uma das responsáveis pela pesquisa, Tamara Gonçalves, explica que a ideia do projeto era desenvolver um ativo esfoliante que substituísse os microplásticos, agentes poluentes. Assim, após inúmeros testes com insumos vegetais, as pesquisadoras conseguiram produzir, da cera da carnaúba, as microesferas.
“Nas nossas pesquisas, tentamos sempre trazer compostos que não tragam danos ao meio ambiente, aí veio a ideia de trabalhar com um material mais rígido. Depois de muitos testes descobrimos que era possível fazer microesferas com a cera de carnaúba”, explica a professora.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

