Saúde
Pesquisa revela que homens fumantes têm menos cromossomos Y
Os malefícios do cigarro são conhecidos popularmente, mas o hábito de fumar permanece comum em grande parcela da população mundial. Por conta disso, o tabaco e seus efeitos no organismo humano continuam a ser alvo de pesquisas constantemente, como um novo trabalho apresentado ontem por pesquisadores suecos na revista Science. Segundo o trabalho, homens tabagistas sofrem redução da quantidade de cromossomos Y nas células, e os autores acreditam que esse efeito pode aumentar os riscos de câncer.
Os malefícios do cigarro são conhecidos popularmente, mas o hábito de fumar permanece comum em grande parcela da população mundial. Por conta disso, o tabaco e seus efeitos no organismo humano continuam a ser alvo de pesquisas constantemente, como um novo trabalho apresentado ontem por pesquisadores suecos na revista Science. Segundo o trabalho, homens tabagistas sofrem redução da quantidade de cromossomos Y nas células, e os autores acreditam que esse efeito pode aumentar os riscos de câncer.
O estudo teve início na década de 1970. “Este artigo é parte de um projeto maior que estudou mutações genéticas adquiridas em populações humanas ao longo da vida e como as células com tais aberrações afetam a saúde e as doenças”, explica ao Correio Lars Forsberg, coautor da investigação e pesquisador do Departamento de Imunologia, Genética e Patologia da Universidade de Uppsala.
Na pesquisa, os cientistas utilizaram dados de mais de 6 mil homens de diferentes idades e levaram em conta fatores físicos e comportamentais. Os dados também foram comparados com os de mulheres, e, ainda, gêmeos foram recrutados para ajudar nas análises. Os autores notaram, então, que homens fumantes possuíam um menor número de cromossomos Y do que os não fumantes, e que essa perda parecia relacionada a um maior número de casos de tumores em homens do que em mulheres. “Nós já havíamos demonstrado uma associação entre a redução do cromossomo Y no sangue e um maior risco de câncer e descobrimos que a perda do cromossomo Y em uma fração das células do sangue era mais comum em fumantes do que em não fumantes”, destaca Forsberg.
Os pesquisadores notaram ainda que quanto mais se fuma, maior é a redução, e que homens que deixam de fumar recuperam as estruturas perdidas. “Nossos dados sugerem que o cigarro pode causar a perda do cromossomo Y e que esse processo pode ser reversível. Descobrimos que a quantidade não foi diferente quando comparamos os ex-fumantes com os homens que nunca fumaram. Essa novidade pode ser muito persuasiva para motivar os fumantes a pararem”, acredita o especialista.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

