Regional
Para evitar rompimentos, açudes no interior do CE passam por obras de reestruturação
Duas barragens no Interior cearense que foram rompidas no início deste ano devido a força das chuvas passaram por obras de manutenção nesta reta final de 2022. O objetivo é evitar que estes reservatórios voltem a causar transtornos ao longo da quadra chuvosa (fevereiro-maio), período em que as precipitações se intensificam no Ceará.
Em março deste ano, moradores da localidade do Distrito de São Miguel, na zona rural de Cedro, tiveram de deixar suas casas diante do rompimento do açude Ubaldinho. Foram cerca de 50 famílias diretamente afetadas. Para que cenas como aquelas não se repitam, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizou obras de drenagem no sangradouro e nas comportas.
O gerente da Cogerh, da bacia do Salgado, Alberto Brito, destaca que a liberação da água tem o intuito “de diminuir o volume do açude para evitar [novas] cheias”. A Cogerh é a responsável pela administração do açude Ubaldinho. O órgão custeou a obra, cujo valor não foi divulgado.
“Foi definida uma liberação de 300 litros/segundo, o que significa a vazão máxima. Isso dará mais segurança e, vale reforçar, o reservatório Ubaldinho não tem nenhum grau de risco. A estrutura não está danificada. Essa ação é exclusivamente para reduzir as chances de enchente no próximo ano”, detalhou o gerente da Cogerh, Alberto Brito.
As obras no Ubaldinho tiveram duração de 12 dias. Foi realizado drenagem do açude e melhoria das comportas do reservatório. Fora feito ainda limpeza do trecho inicial do riacho do São Miguel e da sangria do açude.
O prefeito de Cedro, Joãozinho de Titico, acrescenta que a liberação do recurso hídrico, além de garantir maior segurança aos moradores do entorno do reservatório, dará “condição de levar água de qualidade às comunidades que estão abaixo da parede do açude”. Segundo Alberto, essa liberação “vai atender aos ribeirinhos do Vale São Miguel no abastecimento humano e irrigação”.
Diferentemente do açude de Cedro, que é monitorado pela Cogerh, os açudes que romperam na zona rural de Várzea Alegre não possuem o mesmo monitoramento. São reservatórios de pequeno e médio porte construídos em propriedades privadas e, muitas vezes, conforme destaca o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, “alheios ao conhecimento do poder público”.
A missão, nesse caso, é mais complexa. A gestão tem de identificar esses locais e orientar os proprietários quanto a realização de serviços preventivos e de manutenção.
Os bons volumes pluviométricos registrados ao longo deste ano de 2022 no Ceará viabilizaram um bom aporte hídrico aos açudes do Estado. A Cogerh monitora 157 reservatórios, dentre os quais a maioria conquistou recarga.
No acumulado geral, o ano já acumula recarga de 5,17 bilhões de metros³, o que significa o segundo maior índice dos últimos dez anos, atrás apenas de 2020, quando a recarga foi de 5,99 bi m³.
Diante de tanta água aportada, pelo menos 40 açudes sangraram. Ainda assim, não houve rompimento de nenhum açude de grande porte monitorado pela Cogerh. Conforme a assessoria de comunicação da Companhia, atualmente nenhum dos 157 reservatórios apresentam qualquer risco de rompimento. “As estruturas estão fiscalizadas”, pontuou.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

