Política

Os compromissos de Camilo para o Ceará

O governador Camilo Santana (PT) inicia seu mandato mostrando uma postura diferente do seu antecessor, Cid Gomes (Pros). Em apenas uma semana, o novo chefe de Estado do Ceará já garantiu a retomada do diálogo com dois grandes “gargalos” do governo Cid: a segurança e a educação superior. Esses dois setores passaram por longas greves durante o último governo de Cid, o que dificultou o diálogo, já que o ex-gestor sempre afirmou que não negociava com grevistas. Cid deixou o governo com todas as universidades estaduais, UVA, Uece e Urca, em greve. Além disso, a segurança sempre foi um grande problema, sobretudo, após a greve dos militares em 2012, quando o diálogo com a Polícia Militar quase não existiu.

Published

on

O governador Camilo Santana (PT) inicia seu mandato mostrando uma postura diferente do seu antecessor, Cid Gomes (Pros). Em apenas uma semana, o novo chefe de Estado do Ceará já garantiu a retomada do diálogo com dois grandes “gargalos” do governo Cid: a segurança e a educação superior. Esses dois setores passaram por longas greves durante o último governo de Cid, o que dificultou o diálogo, já que o ex-gestor sempre afirmou que não negociava com grevistas. Cid deixou o governo com todas as universidades estaduais, UVA, Uece e Urca, em greve. Além disso, a segurança sempre foi um grande problema, sobretudo, após a greve dos militares em 2012, quando o diálogo com a Polícia Militar quase não existiu.

 

Logo nos primeiros dias como governador do Ceará, Camilo recebeu, no Palácio da Abolição, representantes das universidades estaduais, Uece, UVA e Urca. Como prometido durante a campanha, Camilo prontificou-se a realizar um concurso público, com oferta de 249 vagas para professor efetivo. A realização do concurso estava condicionada ao fim da greve dos professores, que já durava quase quatro meses. O novo governador ainda prometeu manter um diálogo permanente com os representantes das três universidades estaduais.

 

Combatendo o grande problema de Cid com a segurança, o diálogo, Camilo recebeu, ainda na semana passada, o deputado Capitão Wagner (PR), líder da greve dos militares em 2012 e um dos maiores opositores de Cid Gomes. O governador tem tido um cuidado especial com o tratamento com a PM. Entre as estratégias de Camilo para acalmar a tropa, está o diálogo com a principal liderança hoje.  A questão da segurança foi muito explorada na campanha eleitoral e, realmente, é um problema grave no Estado.

Com base nessa semana já tão “produtiva” de Camilo Santana, O Estado fez um levantamento dos compromissos de seu governo para os próximos quatro anos. As informações, por tópicos, abrangem as diferentes áreas da gestão e foram divulgadas através do site do governo do Ceará, disponível para qualquer cidadão que tiver o interesse de acompanhar e cobrar os compromissos da gestão que se inicia. 

EDUCAÇÃO

Área de atuação da vice-governadora, Izolda Cela (Pros), a educação, como mostrado acima será um dos grandes desafios de Camilo. Izolda foi secretaria de Educação no governo Cid e será uma das maiores aliada de Camilo para melhorar o setor.

“O Ceará é, hoje, referência nacional em educação. É compromisso de governo seguir avançando nesta área com a ampliação do número de escolas de tempo integral e promovendo a universalização do ensino profissional. Também serão criados o Bolsa Universitário e o estágio remunerado aos alunos da Uece, UVA e Urca”.

 

SAÚDE

Durante sua posse, Camilo destacou a saúde como um dos seus maiores desafios de governo. A pasta que estava sendo comanda no governo Cid, por Ciro Gomes (Pros), passa para o comando de um velho conhecido, Carlile Lavôr, médico sanitarista que foi secretário no governo de Tasso Jereissati (PSDB). 

“É compromisso deste governo, na área de Saúde, a construção de dois hospitais regionais: um no Vale do Jaguaribe e outro na Região Metropolitana. Serão implantadas, ainda, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em cidades acima de 50 mil habitantes, além de policlínicas em Fortaleza, em parceria com a Prefeitura”.

HABITAÇÃO

Área bastante conhecida pelo governador, já que, no governo anterior, ele comandou a Secretaria de Cidades. Durante sua campanha em outubro, Camilo declarou diversas vezes seu compromisso com o setor.

“Expansão do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida;  garantia de construção de moradias para moradores de áreas de risco e a regularização fundiária urbana, com a garantia do papel da casa também nas cidades”.

SEGURANÇA HÍDRICA

“Fortalecer a parceria com o governo federal para garantir projetos como a transposição do São Francisco, a Transnordestina e a Refinaria Premium da Petrobras. Ampliar a infraestrutura hídrica do Ceará por meio da construção do segundo trecho do Cinturão das Águas, uma obra estruturante que, combinada com a Integração da Bacia do São Francisco, sanará definitivamente o problema da convivência com a escassez e irregularidade pluviométrica no Ceará”.

 

MOBILIDADE URBANA

A implantação do Bilhete Único Intermunicipal e a conclusão da Linha Leste do Metrô de Fortaleza são promessas que Camilo fez durante a campanha eleitoral. O, agora, governador sempre destacou que a melhor solução para a mobilidade urbana na Capital é o investimento no transporte público de qualidade.

“O governo de Camilo Santana vai implantar Bilhete Único Intermunicipal na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) para atender às populações dos municípios da RMF, oferecendo um transporte público de qualidade para a população. Outro compromisso de governo é colocar para funcionar a Linha Sul do Metrô de Fortaleza e implantar a Linha Leste”.

ESTRADAS

Com relação às estradas, Camilo disse que pretende construir o arco metropolitano, que irá de Chorozinho/Pacajus até a BR-020 e leva ao Complexo Portuário do Pecém. “A infraestrutura rodoviária será melhorada por meio da consolidação, ampliação e conservação da rede de estradas estaduais, garantindo, inclusive, que nenhum município do Ceará seja mais fim de linha”.

DESENVOLVIMENTO

ECONÔMICO

Camilo comprometeu-se ainda durante campanha, em manter uma política de incentivos para que as indústrias se instalem no interior do Estado.  “Promover o desenvolvimento do Estado, levando indústrias para o interior e garantindo a implantação da Refinaria que, ao lado da Siderúrgica, vai dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) cearense. Também são compromissos de governo a ampliação do crédito, o fortalecimento do turismo e a garantia de assistência técnica para produtores rurais”.

 

CULTURA

“Destinar 1,5% do investimento total do Estado para a cultura e integrar as ações com outras pastas, com o objetivo de resgatar as raízes culturais do Estado”.

 

SEGURANÇA

Considerada uma das áreas mais críticas do Governo, Camilo já iniciou os trabalhos para melhorar o setor no Estado. Um deles foi abrir o diàlogo com o principal líder da Polícia Militar, Capitão Wagner, em seguida, ele anunciou que irá igualar os salários da Polícia Militar do Ceará à média salarial do Nordeste. Camilo ainda afirmou que irá criar um comitê de estudos sobre violência no Brasil.

“Combate à criminalidade por meio da integração de políticas públicas que garantam mais qualidade de vida para as pessoas, por meio de infraestrutura social (educação, saúde, cultura e lazer). Esta ação será obtida pela implantação de um amplo programa que reunirá iniciativas integradas de prevenção da violência urbana. Também estão entre os compromissos de governo a reorganização do Programa Ronda do Quarteirão e a ampliação do Raio; a contratação de mais policiais e a realização de estudo sobre um novo sistema de promoções para a correção de distorções salariais”.

COMBATE ÀS DROGAS

Para intensificar os trabalhos de combate às drogas, o governador vai transformar a coordenadoria de Políticas sobre Drogas. A mudança deve constar em projeto que trata da reforma administrativa, assinado pelo governador cearense, a ser votado na Assembleia Legislativa. A deputada estadual Mirian Sobreira (Pros) irá comandar a pasta.

“Dentro da visão de que as drogas não são apenas um problema de polícia, o governo vai ampliar o atendimento dos dependentes químicos, com a criação de mais vagas para tratamento. Outra meta é a reinserção social, por meio da oferta de oportunidades de qualificação e emprego para aqueles que estiverem em recuperação”.

MÁQUINA PÚBLICA

Entre suas primeiras ações como governador do Ceará, Camilo já anunciou cortes de 20% a 25% no custeio da máquina pública.  “Nós vamos fazer contenções de despesas sem prejudicar, com ressalvas, aquelas áreas que são de serviços essenciais para a população: como saúde, segurança e educação. Vamos procurar otimizar o melhor uso da máquina, usar a criatividade”, ressaltou Camilo, após anunciar os cortes.

“Estão entre os compromissos de governo a qualificação dos gastos no custeio, a modernização com vistas a uma gestão mais transparente e compartilhada e o fortalecimento do planejamento estratégico como ferramenta de gestão”.

Fonte: O Estado CE

EM ALTA

Sair da versão mobile