Mundo
Órgão de trânsito defende que seja legal andar bêbado em carro autônomo

Dirigir sob o efeito de álcool é ilegal em uma série de países pelo mundo, mas como fica a legislação frente ao advento dos carros autônomos?
Para a Comissão Nacional de Transporte (NTC, na sigla m inglês) da Austrália, a resposta é óbvia: num carro autônomo, o “motorista” nada mais é do que um passageiro e, portanto, deveria poder trafegar mesmo que embriagado ou drogado.
O órgão divulgou um documento recentemente apontando que “a situação é análoga a uma pessoa instruindo um taxista aonde ir”, e que aplicar a legislação atual aos carros autônomos imporia uma “barreira” à tecnologia.
A NTC acredita que regra atual deveria se manter apenas para veículos tradicionais e semi-autônomos, já que nesses casos é o humano quem efetivamente controla a direção.
Mas não é só isso, a NTC também defende adequações quanto à responsabilização em casos de acidente. Atualmente, o condutor é automaticamente apontado como culpado, mas o órgão entende que a lei deveria ser alterada para que o próprio sistema pudesse responder — o que talvez implique em responsabilizar a empresa que o desenvolveu.
“Apontar o humano como responsável talvez restrinja a introdução dos veículos autônomos na Austrália e recuse ou atrase desnecessariamente muitos potenciais benefícios da tecnologia”, explica o órgão, segundo reporta o The Guardian.
Fonte: Olhar Digital
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias1 semana atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Iguatu6 dias atrás
Justiça Eleitoral Condena Prefeito de Iguatu e vice por Abuso de Poder Econômico e Ligação com Facção Criminosa em Eleições 2024
-
Iguatu1 semana atrás
Ministério Público Eleitoral pede fim de acusação contra Ilo Neto por falta de provas
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população