Connect with us

Saúde

OMS vê risco de intensificação do surto de febre amarela

Publicado

on

A Organização Mundial de Saúde passou a considerar o estado de São Paulo como área de risco para a febre amarela e recomendou a vacinação para todos os viajantes internacionais que passarem pelo estado, inclusive regiões costeiras e metropolitana.

A representação da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) no Brasil afirmou à BBC Brasil que a OMS tomou essa decisão por conta da gravidade da doença e do aumento na ocorrência de casos. A Opas vê as epizootias (mortes de macacos) na região de São Paulo como um sinal de intensificação de risco e por esse motivo emitiu o alerta.

A organização também considera estender o alerta a outras regiões do Brasil, se novos casos aparecerem, e está monitorando a situação com interesse.

“A determinação de novas áreas consideradas de risco de transmissão de febre amarela e com recomendação de vacina é um processo contínuo”, afirmou em comunicado. A última mudança no status do Brasil foi registrada em abril de 2017.

A recomendação de vacinação já é válida para viajantes internacionais que visitem estados das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, Minas Gerais e Maranhão, além de partes dos estados da região Sul, Bahia e Piauí.

“A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) avalia que a medida mais importante para prevenir a febre amarela é a imunização. Quem vive ou se desloca para as áreas de risco deve estar com as vacinas em dia e se proteger de picadas de mosquitos”, recomenda.

tela com mosquitos

Ministério da Saúde
Consultado pela BBC Brasil, o Ministério da Saúde afirmou que “mantém a estratégia definida pelo estado de São Paulo para vacinação da população contra a febre amarela”. Segundo a pasta, as áreas de vacinação foram determinadas “de acordo o acompanhamento da circulação do vírus, baseada no mapeamento epidemiológico das regiões. A vacinação está sendo intensificada nas áreas com risco de infecção pela doença.”

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) ampliou, nesta terça-feira (16), a orientação aos viajantes internacionais que vêm ao estado de São Paulo. Como não há possibilidade de prever os deslocamentos internos desses viajantes, trata-se de uma medida ampliada de cautela”, diz a nota.

“O Ministério da Saúde reforça que as áreas determinadas para vacinação no país permanecem as mesmas e que as medidas de prevenção, como intensificação da vacinação e fracionamento de doses, também continuarão sendo realizadas e atualizadas conforme as necessidades.”

Atualmente, toda a região Sul e quase todo o Sudeste têm recomendação permanente de vacinação por parte do Ministério, além de partes dos Estados da Bahia e do Piauí. Desde o último surto, em 2017, o Espírito Santo tornou-se área de recomendação temporária.

Atualmente, a vacinação para febre amarela é recomendada e oferecida em 21 Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O país recomenda, mas não exige a vacina para viajantes estrangeiros. A OMS também diz que a vacina é uma recomendação.

Risco endêmico
O vírus da febre amarela é considerado endêmico em áreas tropicais do continente africano e nas Américas Central e do Sul. A OMS recomenda que seja tomada uma dose padrão da vacina, o que é suficiente para garantir imunidade e proteção para toda a vida.

O Brasil terá, entre fevereiro e março, uma campanha de vacinação, porém com doses fracionadas. O objetivo do fracionamento é conseguir atender a um número maior de pessoas.

Mapa

O efeito da dose menor, entretanto, é mais efêmero e tem um período de eficácia variável. Ainda faltam estudos que possam precisar em definitivo o tempo da proteção garantida, se cinco, oito, dez ou mais anos. De acordo com o Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, que produz a vacina no Brasil, a dose fracionada pode proteger as pessoas por até oito anos.

A vacina de dose padrão confere imunidade eficaz dentro de 30 dias para 99% das pessoas imunizadas.

“Não sabemos a extensão do que vai acontecer com a febre amarela neste ano e, por precaução, estamos regulando nosso estoque para eventual necessidade. Se surgirem outros focos em outros Estados, teremos condições de cobrir”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros a jornalistas na semana passada.

Até o momento o Brasil viveu o seu pior surto de febre amarela silvestre de dezembro de 2016 a julho de 2017. Foi o mais severo registrado desde 1980, mas a situação atual mostra-se preocupante – tanto que 75 municípios em São Paulo, Rio e Bahia estão dentro da nova campanha de imunização.

“Grandes epidemias de febre amarela ocorrem quando pessoas infectadas introduzem o vírus em áreas densamente povoadas com alta densidade de mosquitos e onde a maioria das pessoas tem pouca ou nenhuma imunidade devido à falta de vacinação”, explicou o comunicado da organização.

“É nessas condições que mosquitos infectados transmitem com sucesso o vírus de pessoa para pessoa e agora o Brasil corre para impedir que um cenário potencialmente desolador se desenvolva.”

A estratégia de compartilhamento das doses, apesar de não ser ideal, é recomendada pela Opas/OMS como uma “solução às necessidades eventuais de campanhas de larga escala”.

Quando há um surto que ameaça a capacidade de abastecimento, por exemplo, e a doença pode se espalhar para áreas densamente povoadas rapidamente e isso deve tentar ser evitado a todo custo. “O fracionamento não tem a intenção de servir como estratégia de longo prazo nem de substituir as rotinas estabelecidas nas práticas de imunização” ressaltou a organização.

vacinação

Febre Amarela
O nome “febre amarela” se refere ao sintoma da icterícia, quando a pele adquire coloração amarelada, apresentada por alguns pacientes da doença.

O vírus é transmitido por mosquitos infectados e causa febre hemorrágica. Os sintomas incluem dor de cabeça, dores musculares, náusea, vômitos e fadiga.

Uma pequena parte das vítimas chega a desenvolver sintomas graves, com insuficiência hepática e renal, que podem levar à morte. Entre os casos severos, aproximadamente metade deles resulta em morte num período de sete a 10 dias.

Os viajantes com contra-indicações para a vacina contra a febre amarela (gestantes, crianças abaixo de 9 meses ou lactentes, pessoas com hipersensibilidade grave à proteína do ovo e imunodeficiência grave) ou com mais de 60 anos devem consultar um médico para avaliar cuidadosamente a relação risco-benefício.

Fonte: BBC

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil3 dias atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias3 dias atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes3 dias atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo4 dias atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias4 dias atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias4 dias atrás

Cabo Sabino foi condenado por liderar o motim dos policiais no estado do Ceará em 2020

Ceará4 dias atrás

Governo Estadual lança campanha de arrecadação para ajudar população do Rio Grande do Sul

Iguatu4 dias atrás

Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Iguatu5 dias atrás

Intensa movimentação nas dependências do Cartório Eleitoral de Iguatu

Noticias5 dias atrás

AstraZeneca anuncia encerramento das vendas da vacina contra a COVID-19

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Brasil6 dias atrás

Mais de 300 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região; foram confirmadas 83 mortes

Noticias6 dias atrás

PF deflagrou operação para desarticular esquema criminoso de invasão a sistemas do governo

Noticias6 dias atrás

MPF abre vagas para estagiários remunerados de graduação e pós-graduação, no Ceará

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 07/05/2024

Colunas1 semana atrás

ROTAS IMOBILIÁRIAS: As projeções de melhorias no Mercado Imobiliário para 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 06/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/05/2024

Ceará1 semana atrás

Bebê nasce em restaurante de shopping no CE

Ceará1 semana atrás

Pai e filho sofrem queimaduras graves em incêndio em carretas no Ceará

Ceará1 semana atrás

Motorista é assassinado a tiros por dupla em moto no interior do Ceará

Ceará1 semana atrás

Criança de quatro anos morre com pauladas na cabaça, e família que mora no CE doa órgãos

Iguatu1 semana atrás

Presidente do Consórcio de Saúde do Centro-Sul Refuta Acusações sobre a Policlínica de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Caravana União Brasil em Iguatu traz palestras sobre as eleições municipais para as Eleições de 2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil3 dias atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias3 dias atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes3 dias atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo4 dias atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias4 dias atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias4 dias atrás

Cabo Sabino foi condenado por liderar o motim dos policiais no estado do Ceará em 2020

Ceará4 dias atrás

Governo Estadual lança campanha de arrecadação para ajudar população do Rio Grande do Sul

Iguatu4 dias atrás

Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Iguatu5 dias atrás

Intensa movimentação nas dependências do Cartório Eleitoral de Iguatu

Noticias5 dias atrás

AstraZeneca anuncia encerramento das vendas da vacina contra a COVID-19

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Brasil6 dias atrás

Mais de 300 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região; foram confirmadas 83 mortes

Noticias6 dias atrás

PF deflagrou operação para desarticular esquema criminoso de invasão a sistemas do governo

Noticias6 dias atrás

MPF abre vagas para estagiários remunerados de graduação e pós-graduação, no Ceará

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 07/05/2024

Colunas1 semana atrás

ROTAS IMOBILIÁRIAS: As projeções de melhorias no Mercado Imobiliário para 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 06/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/05/2024

Ceará1 semana atrás

Bebê nasce em restaurante de shopping no CE

Ceará1 semana atrás

Pai e filho sofrem queimaduras graves em incêndio em carretas no Ceará

Ceará1 semana atrás

Motorista é assassinado a tiros por dupla em moto no interior do Ceará

Ceará1 semana atrás

Criança de quatro anos morre com pauladas na cabaça, e família que mora no CE doa órgãos

Iguatu1 semana atrás

Presidente do Consórcio de Saúde do Centro-Sul Refuta Acusações sobre a Policlínica de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Caravana União Brasil em Iguatu traz palestras sobre as eleições municipais para as Eleições de 2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 07/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 06/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 02/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 02/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 30/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 26/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

EM ALTA