Mundo
Novo combustível nuclear pode viabilizar bases espaciais na Lua
A Universidade de Bangor, no País de Gales, está trabalhando em um novo tipo de combustível nuclear para alimentar futuras bases espaciais na Lua. O projeto tem o apoio da Agência Espacial do Reino Unido e da Rolls-Royce, que desenvolverá os microrreatores nucleares.
O combustível é chamado de TRISO, que são partículas de urânio enriquecido, carbono e oxigênio, revestidas por camadas de carbono e cerâmica. Essas partículas são muito resistentes e eficientes, podendo operar em altas temperaturas e suportar a irradiação, a corrosão e a oxidação.
O combustível TRISO é usado em reatores resfriados a gás, que podem ser instalados na superfície lunar. Esses reatores são essenciais para garantir a energia das missões lunares de longa duração, especialmente durante a noite lunar de 14 dias, quando as temperaturas caem para -130 °C.
Os reatores funcionam alimentando as partículas de combustível na parte superior e removendo o combustível irradiado na parte inferior. Eles também têm um mecanismo de segurança que reduz a reação se o calor ficar muito alto. Esse tipo de tecnologia pode permitir uma presença humana permanente na Lua até 2030.
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE

