Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Municípios cearenses estão entre os mais quentes do Brasil

Publicado

on

Outubro de 2019 foi o mês mais quente já registrado no planeta, segundo o Serviço Europeu de Mudança Climática Copernicus. A tendência de altas temperaturas, a partir deste mês, se mantém nos municípios cearenses.

Neste ano especialmente, o Estado vem apresentando máximas mais elevadas. Jaguaribe, na região Jaguaribana, registrou o maior índice do País no último dia 2 de novembro. O Município atingiu 40,5ºC e marcou a maior temperatura para a primeira semana deste mês. Em 2018, também liderou o ranking das altas temperaturas para novembro. Conforme levantamento realizado pelo Núcleo de Dados do Sistema Verdes Mares junto à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no dia 22 de novembro do ano passado, a cidade atingiu a marca dos 39,6 graus Celsius.

Já a cidade de Sobral, no Norte do Estado, liderou o ranking das temperaturas no Brasil no último dia 24 de outubro. Naquele dia, os termômetros alcançaram a marca de 38,8 graus Celsius.

Tendência histórica

Os institutos de análise de tempo e clima observam que a partir de outubro a temperatura no Semiárido Nordestino é mais alta em decorrência da passagem do Sol para o Hemisfério Sul, onde, em dezembro, começa o verão geográfico. Neste ano, entretanto, as temperaturas máximas estão mais elevadas em até dois graus Celsius. O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, atribui o fato ao ciclo de chuvas abaixo da média.

“Creio que essas temperaturas, ligeiramente acima dos dados históricos, são consequência da longa estiagem que se prolonga em grande parte do Ceará”, explica. “Precisaríamos de um estudo científico mais prolongado para analisar melhor essa questão”.

Flaviano Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), confirma o prognóstico. Segundo o pesquisador, nos últimos dias há registros de temperaturas máximas em torno de 40ºC. Além disso, as mínimas também sofrem alterações, variando entre 22ºC e 24ºC. “Estão acima, em torno de um grau, para essa época do ano”, pontua o especialista.

Picos no Estado

O maior registro (40,5ºC) deste ano repetiu a temperatura verificada em 19 de outubro de 2016. Ambas figuram como a segunda maior média da última década no Ceará para o mês de outubro. A marca fica atrás, apenas, da observada em Crateús (44,1ºC) no dia 14 de outubro de 2013, município detentor das três maiores temperaturas para o intervalo de dez anos: 2013 (44,1ºC), 2016 (40,1ºC e 39,8ºC).

Nessa série histórica, Jaguaribe figura com sete dos dez maiores índices: 2019 (40,5ºC), 2016 (40,5ºC), 2016 (40,6ºC), 2016 (40,1ºC), 2012 (39,9ºC), 2012 (39,8°C) e 2012 (39,8ºC).

Acima da média

O mês de outubro deste ano ficou 0,63 graus acima da temperatura média do período de referência de 1981-2000, quebrando o recorde que até então era de 2015, (0,62°C). Esse cenário de altas temperaturas já era esperado. Em agosto deste ano, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) estimou que 2019 estaria entre os cinco anos mais quentes do planeta. A alta está em sintonia com os impactos das mudanças climáticas.

Umidade do ar

No segundo semestre do ano, outro fator que gera preocupação é a baixa umidade do ar nos municípios cearenses. Até o último dia 5, quatro cidades no Estado entraram em estado de alerta máximo pela baixa umidade. Conforme tabela da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o número fica entre 12% e 20%, é considerado estado de alerta e abaixo de 12% entra em alerta máximo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade acima de 60% e estado de observação quando a umidade está entre 31% a 40%. “Nesse período aparecem, comumente, grandes massas atmosféricas de ar seco no País, principalmente pelo seu interior. No Estado, isso também acontece notadamente nas regiões distantes do litoral”, informa o meteorologista Raul Fritz.

Neste ano, três cidades atingiram a marca de 11% de umidade de ar: Iguatu (duas vezes), Barbalha e Quixeramobim. Campos Sales atingiu a marca de 12% e os municípios de Tauá e Jaguaribe registraram 13% de umidade relativa do ar.

Fonte: Diário do Nordeste

PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O nosso sistema eleitoral é seguro? O que é fato ou boato?

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias2 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias2 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias2 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu3 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias3 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias3 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias4 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias4 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias4 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos4 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil6 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.