Brasil
Ministro explica apagão causado por “erro técnico” e descarta insuficiência de energia

Um “erro técnico” causou um apagão que afetou vários estados do Brasil e o Distrito Federal nesta terça-feira (15), segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Ele negou que o problema tenha sido provocado por uma oferta insuficiente de energia e disse que a situação é diferente da que ocorreu no início dos anos 2000.
De acordo com o ministro, o Brasil não tem dificuldades na geração de energia, uma vez que os reservatórios das hidroelétricas estão cheios. Essas usinas são responsáveis por mais da metade da produção elétrica nacional, conforme dados do ano passado.
Rui Costa afirmou que o apagão está sendo investigado para esclarecer os detalhes da falha técnica. Um relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre as causas do incidente deve ser entregue até esta quinta-feira (17). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a Pasta vai “fortalecer o planejamento para evitar quaisquer outros fatos”.
Na terça-feira (15), em uma coletiva de imprensa, Alexandre Silveira explicou que “uma sobrecarga no sistema do Ceará ocasionou o desligamento” que gerou o apagão. O episódio cortou 16 mil MW de carga nos estados do Norte-Nordeste e 2,9 mil MW no Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O ministro informou que a energia demorou mais para voltar nos estados nordestinos porque a ocorrência inicial foi na região. O incidente durou entre 8h29 e 14h49.
-
Iguatu3 dias atrás
José Ilo Dantas falece em Fortaleza aos 81 anos
-
Noticias5 dias atrás
Policial militar do Ceará suspeito de matar estudante segue foragido
-
Ceará4 dias atrás
Comerciante é assassinado em condomínio popular após operação contra facção em Caucaia
-
Iguatu1 dia atrás
Operação Policial em Iguatu/CE: um morto e dois presos
-
Noticias4 dias atrás
Bielorrusso investe R$ 300 milhões em academia de futebol em Acopiara para formar jogadores
-
Iguatu4 dias atrás
Pré-candidato a prefeito de Iguatu, Sá Vilarouca, anuncia time para elaborar propostas para o agronegócio e pecuária no município