Saúde
Ministério da Saúde dobrou oferta de teste rápido de aids
Neste Carnaval, o Ministério da Saúde vai disponibilizar sete postos de testagem rápida de aids em Recife e Salvador, cidades onde há foliões de todo o país. O teste é feito de uma forma muito simples. Depende apenas da retirada de uma gota de sangue do dedo. E o resultado sai bem rápido. Em até 30 minutos, a pessoa já fica sabendo se está contaminada com o vírus da aids, sífilis ou hepatites B e C. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conta que a ideia é desenvolver cada vez mais medidas de prevenção:
Neste Carnaval, o Ministério da Saúde vai disponibilizar sete postos de testagem rápida de aids em Recife e Salvador, cidades onde há foliões de todo o país. O teste é feito de uma forma muito simples. Depende apenas da retirada de uma gota de sangue do dedo. E o resultado sai bem rápido. Em até 30 minutos, a pessoa já fica sabendo se está contaminada com o vírus da aids, sífilis ou hepatites B e C. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conta que a ideia é desenvolver cada vez mais medidas de prevenção:
“As pessoas não podem ficar esperando ter sinais e sintomas para saber se está infectada pelo vírus do HIV. Entre a infecção pelo vírus do HIV e começar a ter os primeiros sinais e sintomas da doença isso às vezes demora de oito até quinze anos. Então um período bastante logo para a pessoa manifestar os sinais da doença. E nesse período todo, a pessoa está transmitindo para outras e perdendo a oportunidade de começar o tratamento mais precocemente”.
LOC/REPÓRTER: O Ministério da Saúde mais que dobrou a oferta gratuita de teste rápido de aids nos últimos dois anos. Para se ter uma ideia, a distribuição chegou a quase quatro milhões de unidades no ano passado. Em 2010, a distribuição de testes rápidos não passou de dois milhões. O cantor e compositor Carlinhos Brown aproveita o Carnaval para encorajar os foliões a fazer o exame:.
“O Fique Sabendo não é para você se assustar porque está sabendo. É para você ser preparado. O governo federal, o Ministério da Saúde está pronto e aptos para atender a demanda de portadores de HIV. Então tenha informação suficiente, prepare-se suficiente para saber como se conduzir diante de um problema que é grave, e que talvez por uma questão de irresponsabilidade nossa mesmo que temos que usar o preservativo, temos que usar a camisinha. Então, se você não usou, vacilou, pegou. Fique ligado que ficar sabendo é ficar cuidado”.
O teste rápido “Fique Sabendo” é oferecido pelo Ministério da Saúde durante todo o ano. Para fazer o teste, basta procurar por um dos 500 Centros de Testagem e Aconselhamento espalhados pelo Brasil.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

