Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Mata ciliar do Rio Jaguaribe sofre com avanço de degradação

[caption id="attachment_9257" align="alignleft" width="436"]Os sinais de destruição da vegetação são visíveis. As barreiras estão sem proteção, a cada cheia ocorre perda de terreno (áreas de cultivo) e em alguns pontos o curso da água foi modificado fotos: Honório BarbosaOs sinais de destruição da vegetação são visíveis. As barreiras estão sem proteção, a cada cheia ocorre perda de terreno (áreas de cultivo) e em alguns pontos o curso da água foi modificado fotos: Honório Barbosa[/caption]Para conter o problema a prefeitura começou a desenvolver um projeto socioambiental de recomposição do lugar

Publicado

on

Os sinais de destruição da vegetação são visíveis. As barreiras estão sem proteção, a cada cheia ocorre perda de terreno (áreas de cultivo) e em alguns pontos o curso da água foi modificado fotos: Honório Barbosa

Os sinais de destruição da vegetação são visíveis. As barreiras estão sem proteção, a cada cheia ocorre perda de terreno (áreas de cultivo) e em alguns pontos o curso da água foi modificado fotos: Honório Barbosa

Os sinais de destruição da vegetação são visíveis. As barreiras estão sem proteção, a cada cheia ocorre perda de terreno (áreas de cultivo) e em alguns pontos o curso da água foi modificado fotos: Honório Barbosa

Para conter o problema a prefeitura começou a desenvolver um projeto socioambiental de recomposição do lugar

Nos últimos anos, há um avanço da degradação da mata ciliar do Rio Jaguaribe, que corta este município. Os sinais de destruição da vegetação são visíveis. As barreiras estão sem proteção, a cada cheia ocorre perda de terreno (áreas de cultivo) e em alguns pontos o curso da água foi modificado.

Para conter esse tipo de degradação, a secretaria do Meio Ambiente em Iguatu começou a desenvolver um projeto socioambiental de recomposição da mata ciliar do Rio Jaguaribe, no trecho de mais de 30 km que corta esse município.

A ideia é incentivar o plantio de árvores nativas em parceria com os proprietários de terra que margeiam o rio. “A degradação está matando o velho rio. Antes as barreiras eram protegidas por matas”, observa o agricultor, Pedro Rodrigues.

Até a década de 1970, a degradação era contida. Depois, a destruição da mata ciliar, a retirada diária de areia das barreiras, a colocação de lixo e de entulhos contribuíram fortemente para o avanço da destruição das árvores nativas nas margens do rio.

O agricultor Francisco Eliomar lamenta. Ele viu a mata e a água limpa desaparecerem por causa das agressões. “Aqui era terra firme, tinha mata e havia o conhecido poço comprido que nunca secava. A gente tomava banho no inverno e no verão, mas hoje só há terra seca e esgoto que vem da cidade”, contou.

O engenheiro agrônomo e ambientalista, Paulo Maciel, acompanha há mais de 20 anos essas transformações e lamenta as agressões sofridas pelo Rio Jaguaribe. “O quadro é crítico”, avalia.

A Secretaria de Meio Ambiente do município de Iguatu elaborou o projeto para salvar o rio. “A proposta é trabalhar a recomposição da mata ciliar, proteger o rio, as encostas e beneficiar os produtores rurais”, explica Maciel. O projeto conta com um viveiro de reprodução de plantas nativas, implantado após doações de sementes, que estão sendo cultivadas.

Depois, as mudas serão doadas aos agricultores para que eles façam o replantio da mata às margens do Rio Jaguaribe. Inicialmente, serão distribuídas 25 mil mudas. “Esse é o primeiro passo. A recuperação de toda a área é um processo longo, que requer mobilização social e educação ambiental”, diz Maciel.

Palestras em escolas e nas associações de moradores sobre a temática da degradação e educação ambiental serão realizadas. O Rio Jaguaribe é considerado o coração hídrico do Estado. Nele, estão os dois maiores açudes: o Castanhão e o Orós. É o maior curso de água do Ceará, com 633 km de extensão.

Dimensão

O Jaguaribe também ficou conhecido como o maior rio seco do mundo, porque em épocas de estiagem secava completamente. Entretanto, depois de construção de reservatórios houve a sua perenização. Nos últimos 20 anos, ocorreram discussões acerca da degradação e destruição da mata ciliar do Rio Jaguaribe, entretanto nenhuma ação concreta foi implantada até agora.

Órgãos públicos e organizações não governamentais debateram projetos, mas sem continuidade e eficácia. O primeiro passo pode ser a tomada de consciência. Com isso pode-se evitar, por exemplo, a poluição e o desmatamento das matas ciliares do Rio Jaguaribe, que permanecem como principal preocupação de instituições ligadas ao meio ambiente em Iguatu.

A situação vem se agravando a cada ano e faltam ações concretas para reverter o quadro de devastação. O Jaguaribe, hoje, é considerado um rio morto. Os técnicos que trabalham em instituições cujas ações estão ligadas ao meio ambiente mostram que a cada ano, a poluição do Rio Jaguaribe, que recebe esgoto de dezenas de cidades, e a destruição de suas matas ciliares avançam em ritmo crescente.

“Infelizmente, as áreas de preservação são afetadas e a situação se agrava a cada ano”, observa o chefe do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) de Iguatu, Fábio Bandeira.

Mostra que caçambeiros insistem em extrair areia das barreiras do rio, as áreas de preservação permanente, e os donos de terra destroem a mata ciliar para ampliar área de plantio. Quem percorre as margens do Jaguaribe, em Iguatu, observa com facilidade o avanço da destruição das barreiras. A cada ano, ocorre alargamento do leito e a destruição de áreas agrícolas.

Até a década de 1970, o Rio Jaguaribe ainda guardava vegetação nativa, as barreiras eram protegidas pelas matas ciliares e o índice de poluição era reduzido. “Hoje o leito do rio está muito largo, as barreiras caíram e a destruição é crescente. É preciso que se faça alguma coisa”, diz o agricultor, Francisco Oliveira.

A observação do trabalhador rural reflete a necessidade de ações concretas. Além da destruição de suas matas ciliares, o Rio Jaguaribe recebe diariamente despejos de esgotos de dezenas de cidades e centenas de vilas e distritos rurais.

Os dejetos seguem para o Açude Orós, o segundo maior do Ceará. A cidade de Iguatu, polo regional do Centro-Sul, é uma das grandes poluidoras do Jaguaribe.

Mais informações:

Secretaria do Meio Ambiente de Iguatu, 

telefone: (88)3566.7925

Escritório Regional do Ibama em Iguatu

Telefone: (88)3581.2349

Fonte: Diario do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias10 horas atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias10 horas atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias10 horas atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento20 horas atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias20 horas atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias2 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias2 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo2 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo2 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes2 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu2 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias2 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias5 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias5 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo6 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo6 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias6 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo6 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará6 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.