Tecnologia
Mais de 1 milhão acessam golpe via WhatsApp com suposto processo seletivo
Aproveitando a alta taxa de desemprego no país, hackers criaram um novo golpe que promete aos usuários da internet a participação em falsos processos seletivos. Desta vez, os cibercriminosos estão aproveitando a reputação da rede de lojas de chocolates Cacau Show para prometer vagas com salários de até R$1.502.
Segundo o DFNDR Lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrime, mais de 1 milhão de pessoas foram impedidas pelo aplicativo de segurança digital DFNDR Security de terem seus aparelhos infectados por esse golpe apenas nas últimas 24 horas.
Pescando informações
Ao clicar no link da armadilha, que é disseminada via WhatsApp, é solicitado que o usuário preencha campos com informações pessoais, como nome, e-mail, cidade em que reside, se é maior de 18 anos e a vaga para a qual gostaria de se candidatar. Dentre as opções de cargos estão: vendedor, auxiliar de limpeza, ajudantes de produção, embalador, auxiliar administrativo e jovem aprendiz.
Após o preenchimento, a vítima é encaminhada para uma nova página que induz o compartilhamento com cinco amigos ou cinco grupos no WhatsApp para que a empresa consiga preencher todas as vagas disponíveis. A página ainda alega que, após o compartilhamento, o usuário será redirecionado para o local em que poderá enviar seu currículo.
“Acreditando que está se candidatando para uma oportunidade que poderá realocá-la no mercado de trabalho e ainda ajudar pessoas conhecidas que estão na mesma situação, a vítima acaba concedendo suas informações pessoais e compartilhando o golpe com seus contatos, o que que gera uma rápida disseminação da ameaça e coloca em risco os dados de milhares de usuários” comentou Emilio Simoni, Diretor do DFNDR Lab.

Para evitar cair em falsas oportunidades de emprego, é importante que as pessoas criem o hábito de se certificarem sobre a veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos ou de clicar em links suspeitos.
Fonte: Tecmundo
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

