Tecnologia
Lentes de contato vão poder medir a glicose de pacientes com diabetes
Pessoas que sofrem com a diabetes precisam tomar diversos tipos de cuidado para manter a saúde em dia. Um deles é estar sempre medindo seu nível de glicose no sangue, o que geralmente é feito por meio de pequenas picadas de agulha para realizar a análise. A medicina vem tentando arrumar uma maneira de driblar esse sistema desconfortável e pode estar avançando bastante em suas tecnologias.
Depois do Google ter anunciado que está trabalhando no desenvolvimento de lentes de contato capazes de medir a glicose nas lágrimas de uma pessoa, em uma parceria com o laboratório Novartis, chegou a vez de outra empresa mostrar avanços nesse mesmo tipo de tecnologia, mesmo com as previsões de um dispositivo assim só poder ser comercializado daqui a quatro anos ou mais.

Tecnologia para o bem dos pacientes
Um estudo feito por pesquisadores sul-coreanos foi publicado na Science Advances e mostra um produto muito parecido com o que a Google vem desenvolvendo: lentes de contato com um sensor eletrônico e alguns microcomponentes elétricos que podem medir o açúcar por meio do líquido secretado pelos olhos.
No caso dos coreanos, trata-se de lentes de material flexível, como em todas as comuns, e um sensor que envia sinal para um LED luminoso que se acende quando o nível de glicose está alto demais. Os testes foram feitos com coelhos e funcionaram perfeitamente, mas ainda assim, falta muito para que esse protótipo seja algo seguro para o comércio – um dos problemas é que a medição de açúcar por meio de lágrimas não é tão precisa quanto pelo sangue.
Fonte: Tecmundo
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

