Conecte-se conosco

Iguatu

Iguatu sedia audiência pública do Comitê de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público

Iguatu sediou durante todo o dia desta quarta, 22/05 no Hotel Diocesano audiência Pública do Ministério Público estadual, do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas. O evento contou com o suporte da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará, Escola Superior do Ministério Público e Conselho Nacional dos Procuradores Gerais.

Publicado

on

Foto: J.Guedes

Iguatu sediou durante todo o dia desta quarta, 22/05 no Hotel Diocesano audiência Pública do Ministério Público estadual, do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas. O evento contou com o suporte da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará, Escola Superior do Ministério Público e Conselho Nacional dos Procuradores Gerais.

Um dos objetivos, segundo explicou a presidenta estadual do comitê, a vice-procuradora geral de Justiça do Ministério Público, Eliane Alves Nobre é construir ações intersetoriais e interdisciplinares visando apontar a criação de políticas públicas por parte dos governos municipais, estaduais e federal, para atender as pessoas usuárias de drogas, principalmente do crack considerado uma das mais devastadoras. Drª. Eliane Alves Nobre concedeu entrevista ‘ao vivo’ ao programa Mais Notícias da Rádio Mais FM, ao meio-dia desta quarta, direto do local do evento e afirmou que ficou muito feliz pela mobilização que viu em Iguatu. “Foi uma das mobilizações mais lindas que vi, ao longo de todo o cronograma de audiências que estamos realizando no Ceará, Iguatu deu uma grande demonstração do interesse da sociedade, das instituições e autoridades em formar esta grande corrente em favor da vida na luta contra as drogas”, disse. Foto: J.Guedes

A presidenta do Comitê também enfatizou que outro objetivo da audiência pública foi sugerir a criação do Comitê Municipal de Enfrentamento às Drogas, proposta que segundo ela foi abraçada pelo prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, com o compromisso de criança a entidade para fortalecer o trabalho em nível de Estado. Ela enfatizou que existe um interesse de todas as instâncias de governo, começando pelo governo federal chegando aos estados, e agora aos municípios, de atacar o problema das drogas em duas vertentes; a repressão ao tráfico com o trabalho da polícia e a criação das políticas públicas para cuidar dos usuários. “Com essas ações, acreditamos que não vamos acabar, porque neste momento isto seria impossível, mas vamos contornar muitos problemas que existem hoje no meio das famílias por causa das drogas”, disse.

De acordo com a presidenta, as audiências públicas realizadas pelo Comitê de Enfrentamento às Drogas já aconteceram em pelo menos 8 cidades antes de chegar a Iguatu. Segundo ela, a meta é alcançar o maior número de comarcas visando sensibilizar os agentes sociais, autoridades e o poder público, para engrossar a luta contra o tráfico e no tratamento das pessoas usuárias de drogas.

Além da presidenta Drª Eliane Alves Nobre participaram também da audiência, a Drª Izabel Porto, Promotora de Justiça da Saúde, do Ministério Público estadual, os promotores, Dr. Leidomar Nunes Pereira, Dr. Francisco das Chagas e Dr. Fernando Antonio Martins de Miranda, do Ministério Público local, o prefeito, Aderilo Alcântara, o Major da Polícia Militar, Edson Edálcio Aragão, Drª Sandra Maria Coelho Ribeiro, terapeuta ocupacional e Gestora da Dependência Química do Hospital Frota Pinto, de Fortaleza, Dr. Marcos José de Oliveira, delegado de Polícia Civil de Várzea Alegre, estudantes de escolas da rede pública, advogados, acadêmicos do curso de Direito da Urca, enfermeiros, médicos e representantes de entidades e instituições locais e regionais.

Foto: J. Guedes

Drª Eliane Alves Nobre, presidenta estadual do Comitê de Enfrentamento às Drogas

A programação foi iniciada às 7h30 da manhã com uma caminhada de Mobilização de Combate às Drogas, da Praça da Matriz até o Hotel Diocesano, local do evento envolvendo a participação dos estudantes, autoridades, representantes do Ministério Público e todos os participantes. 

As palestras em forma de painéis temáticos aconteceram na parte da manhã e no período da tarde, todas focadas no combate e controle do uso de drogas, em todas as esferas de governo e os níveis da sociedade, classes e grupos. O painel ‘O papel da Segurança Pública no enfrentamento às Drogas no âmbito Estadual’ teve como facilitador o major PM Edson Edálcio Aragão Silva, o delegado Dr. Marcos José de Oliveira, da Polícia Civil de Várzea Alegre abordou o tema: ‘O papel da segurança pública no enfrentamento às drogas no âmbito Regional’. Ele é professor da faculdade de Direito Paraíso e do curso de Pós-graduação da URCA. Outros painéis foram apresentados. ‘Droga e Saúde Mental’, com o médico psiquiatra do CAPS Anti-Drogas de Iguatu, Dr. Antonio Carlos Alves de Holanda, ‘Reinserção Social’, com a Drª Sandra Maria Coelho Ribeiro, ‘A prevenção nas escolas como valorização da vida’, com o instrutor do Proerd-Programa de Erradicação das Drogas, Paulo Renato de Oliveira.

Foto: J.GuedesApós a apresentação dos painéis foram formados 4 grupos de trabalho, cada um com um tema específico: ‘Prevenção’, ‘Tratamento’, ‘Reinserção Social’ e ‘Segurança Pública’. A meta do trabalho em grupo, conforme explicou a representante do Comitê de Enfrentamento às Drogas foi elaborar propostas de ações a serem incluídas no trabalho de enfrentamento ao uso de entorpecentes, álcool e drogas, a partir da execução das políticas públicas em todas as esferas das administração pública.

 

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará17 horas atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará17 horas atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias17 horas atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades20 horas atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando21 horas atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias24 horas atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia1 dia atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará1 dia atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias1 dia atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu4 dias atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias4 dias atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia4 dias atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias4 dias atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará4 dias atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias6 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes6 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias6 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias6 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu6 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões

Noticias6 dias atrás

Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial

Noticias6 dias atrás

Polo Automotivo do Ceará terá incentivos fiscais federais

Noticias6 dias atrás

Previsão de onda de calor nas regiões litorâneas e no Centro Sul do Ceará

Iguatu7 dias atrás

Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público

Videos1 semana atrás

Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.