Mundo

Homem tetraplégico conseguiu recuperar os movimentos após implante de microchips com inteligência artificial

Published

on

Um avanço incrível na medicina e na tecnologia pode mudar a vida de muitas pessoas que sofrem de tetraplegia. Um homem que ficou paralisado do pescoço para baixo após um acidente conseguiu recuperar os movimentos e as sensações do corpo graças a um implante de microchips com inteligência artificial (IA) no cérebro. O caso é inédito e aconteceu nos Estados Unidos.

O implante de IA funciona como uma ponte entre o cérebro e a medula espinhal, permitindo que os sinais nervosos voltem a circular entre os membros e o órgão. O paciente, Keith Thomas, passou por uma cirurgia de mais de 15 horas para receber os microchips. Logo depois, ele já pôde sentir o toque da irmã em sua mão. Com o tempo, ele também recuperou o movimento e a sensibilidade nas mãos, braços e pulsos.

Os médicos responsáveis pelo procedimento estão animados com os resultados e esperam poder ajudar mais pessoas com tetraplegia usando a IA.

“Nós acreditamos que essa tecnologia e essa nova abordagem podem ser usadas em outras partes do corpo, como as pernas. A ideia é parecida com sobrecarregar a medula espinhal e, se nós conseguirmos reativar alguns desses circuitos que foram lesionados e que estão inativos há anos, então, as possibilidades são infinitas”, disse um dos especialistas.

Keith Thomas disse em entrevista que o mais importante para ele é poder ter mais autonomia após o implante. Ele ficou tetraplégico depois de quebrar o pescoço ao mergulhar em uma piscina rasa.

EM ALTA

Sair da versão mobile