Ceará

Homem de 93 anos é vítima mais velha a morrer por Covid-19 no CE; bebê de três meses é a mais nova

Published

on

Considerando o registro de 40 óbitos decorrentes da infecção pelo novo coronavírus no Ceará, entre os dias 26 de março e 7 de abril, uma bebê com três meses foi a paciente mais jovem a morrer com a doença e um idoso de 93 anos notificado como a vítima mais velha, no Ceará.

As informações da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizadas na terça-feira (7) também indicam que os idosos com mais de 60 anos são os mais afetados, representando 70% das vítimas.

A paciente mais jovem a morrer com a Covid-19 é uma bebê do sexo feminino, de apenas três meses de idade. A criança portava Síndrome de Bartter, distúrbio que causava complicações renais, e teve evolução da doença por 13 dias, dos quais ficou três internada em um hospital de Iguatu. A morte foi confirmada na sexta-feira (3).

Na outra ponta, está um homem de 93 anos diagnosticado com o novo coronavírus, acometido por doença cardiovascular e pulmonar. Residente de Fortaleza, o idoso apresentou os sintomas da Covid-19 durante nove dias e precisou ser internado por dois.

No quadro geral, os pacientes tiveram uma média de 10,4 dias entre o início dos sintomas da Covid-19 e o óbito. O período médio de internação até a morte foi de 5,7 dias.

DOENÇAS PRÉ-EXISTENTES

As doenças do coração afetavam 25 dos 40 pacientes que morreram por conta coronavírus. Outras 13 pessoas apresentavam quadro de diabetes mellitus, e cerca de 12 pacientes tinham mais de uma doença crônica, como problemas renais, asma e obesidade. Três óbitos são analisados para verificar a correlação com outras doenças.

A Capital registra 30 pacientes mortos pela doença e os municípios de Eusébio, Maracanaú e Itaitinga, na Região Metropolitana, notificaram um morte cada. No interior do Estado, Santa Quitéria, Tianguá, Iguatu, Jaguaribe, Farias Brito, Cariús e Aracati tiveram uma morte em cada município.

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile