Noticias

Hepatite B: vacina disponível no SUS evita a transmissão do vírus e o risco de câncer

Published

on

A vacina contra a hepatite B é uma forma de prevenir o câncer de fígado, causado pelo vírus HBV. Esse vírus pode ficar anos sem ser detectado e causar danos irreversíveis ao órgão. A vacina está disponível no SUS para todas as idades e deve ser tomada em três doses.

A primeira dose da vacina deve ser aplicada nos bebês nas primeiras horas de vida, para evitar a transmissão do vírus da mãe infectada para o filho. Essa é uma forma de impedir que o bebê desenvolva a forma crônica da doença e também de bloquear a circulação do vírus.

As outras duas doses da vacina são feitas junto com a vacina pentavalente, que protege contra outras doenças graves, aos 2, 4 e 6 meses de idade. A resposta imunológica das crianças é de 100% e garante a proteção por toda a vida.

A partir dos 7 anos, caso não tenha sido vacinado ou não tenha completado o esquema vacinal, é preciso tomar as três doses da vacina específica da hepatite B. Isso vale para adolescentes, adultos e gestantes. A vacinação é importante porque a hepatite B também pode ser transmitida pelo sexo ou pelo sangue.

EM ALTA

Sair da versão mobile