Conecte-se conosco

Iguatu

“Grito dos Excluídos” reúne movimentos religiosos e sindicais em Iguatu

Publicado

on

Com o lema “Este Sistema é Insuportável: Exclui, Degrada, Mata”, baseado em um discurso feito pelo Papa Francisco, o tradicional “Grito dos Excluídos” pretende este ano criticar o sistema capitalista. O evento que ocorre sempre no dia 7 de setembro sendo organizado por movimentos sociais e pelas pastorais católicas foi realizado este ano na cidade de Iguatu excepcionalmente neste sábado, 03.

“É um momento de gritarmos contra um sistema que seleciona aqueles que merecem e os que não merecem, os que podem e os que não podem. É um sistema que exclui e gera grande massa de humanos vivendo nas periferias do mundo, sem acesso ao que é fundamental e necessário à vida como moradia e saneamento, obrigando uma grande massa a se contentar com as migalhas que caem da mesa. É um sistema que nega à grande maioria das pessoas os acessos às condições básicas”, disse Padre Anastácio, assessor diocesano.

Movimentos religiosos e sindicais participaram do evento  (Foto: Thiedo Henrique/Mais FM)

Movimentos religiosos e sindicais participaram do evento (Foto: Thiedo Henrique/Mais FM)

Aucileide Bezerra, coordenadora diocesana da comissão da caridade, da justiça e da paz, disse que o grito traz um clamor de um sistema que “precisa ser destruído e de um novo projeto que precisa ser construído pelos trabalhadores”, alertou. A concentração inicial do ato foi na ‘Beira Fresca, no Bairro Prado, com acolhida aos participantes, e momento de mística.

A caminhada teve o percurso: Rua 13 de Maio, Avenida Guilherme de Oliveira, Rua Floriano Peixoto – com parada no ‘Abrigo Metálico’ -, Rua Monsenhor Coelho – parada no largo da Telha-, Rua Vicente Bezerra da Costa, finalizando no centro diocesano. Além de a palestra abordar a temática do grito discutiu a questão hídrica.

Saiba mais

O Grito dos Excluídos existe há 22 anos e nasceu com a ideia de da necessidade dos movimentos pastorais, sociais e sindicais de construir um projeto popular de sociedade, uma outra proposta na qual a vida seja colocada em primeiro lugar e não a economia.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.