O governador do Ceará, Elmano de Freitas, cumpre agenda nesta quarta-feira (18), em Brasília, para tratar de áreas estratégicas para o Ceará, dentre elas, a saúde. Nesse sentido, o chefe do Executivo Estadual esteve reunido com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, com o propósito de unir estratégias para reduzir a fila de cirurgias eletivas no estado.

A colaboração entre os governos estadual e federal, explicou o governador Elmano de Freitas, vai melhorar e fortalecer a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

Também foi pauta da reunião desta quarta-feira a discussão sobre a imunização dos cearenses, sobretudo, a vacinação de crianças contra a covid-19. O governador Elmano de Freitas confirmou.

Cirurgias eletivas

Hoje, cerca de 60 mil pessoas aguardam cirurgias eletivas no Ceará. Segundo a Secretária da Saúde do Ceará, a fila de cirurgias é dinâmica, pois todos os dias pessoas fazem seus procedimentos e outros pacientes entram na espera. Dessa forma, o tempo de andamento da fila e o número de pacientes têm parâmetros e medidas que oscilam, diretamente relacionados às especificidades de cada caso.

De novembro de 2021 a dezembro de 2022, 30 mil cirurgias eletivas foram realizadas dentro do Programa Plantão Cirurgias 24h, lançado no último trimestre de 2021 pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa. O Plantão 24h agilizou a demanda por procedimentos cirúrgicos eletivos represada pela pandemia da Covid-19.

O esforço agora é ampliar o chamamento dos hospitais privados e filantrópicos (incluindo unidades polo do Interior) para dar suporte à realização dos procedimentos e aumentar os tipos de cirurgias a serem realizadas.

Entre os cinco principais procedimentos demandados no sistema estão: remoção da vesícula, implante de prótese no joelho, cirurgia de correção das mamas, remoção de cálculos renais e cirurgia de catarata.

O paciente tem acesso à sua posição na lista de procedimentos eletivos na Central de Regulação do Estado, por meio da ferramenta Plantão Cirurgias 24h. O sistema está disponível na plataforma Saúde Digital: digital.saude.ce.gov.br/plantao-cirurgia.

O governador Elmano de Freitas destacou ainda que o Governo do Ceará e o Ministério da Saúde devem realizar uma reunião mais ampla para discutir outras ações para a estruturação da Saúde no Ceará.