Ceará
Governo inicia validação de inscrição de 150 surdos no programa CNH Popular
O Governo do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (17), o processo de validação das inscrições de 150 surdos que se candidataram à seleção do programa CNH Popular. A ação é realizada em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef-CE).
As pessoas com deficiência auditiva, que se inscreveram em pré-cadastro, participaram, nesta segunda-feira, da validação dos documentos no Detran. Os beneficiados participarão de próxima etapa do programa nos dias 16 e 17 de maio, quando farão os exames iniciais, como acuidade visual, medição de pressão e condições físicas, e farão a biometria, que é a captura da imagem do rosto e da digital dos 10 dedos das mãos.
O superintendente do Detran, Igor Ponte, destacou a importância do acolhimento dos surdos no processo de seleção no programa Carteira de Motorista Popular. Ele afirmou que o Detran dará sequência ao seu trabalho social, que possibilitou a mais de 120 mil pessoas estarem com a sua carteira de motorista, após aprovação em todo o processo de habilitação para dirigir veículos, sem nenhum custo, por ser financiado integralmente pelo Governo do Ceará, por meio do programa Carteira de Motorista Popular.
Segundo a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, Rebecca Cortez, a coordenadoria realizou a articulação para viabilizar a participação dos intérpretes de libras em todo o processo no Detran. “É mais um direito assegurado a essas pessoas que, com certeza, irá facilitar não somente sua autonomia, mas também abre portas no mercado de trabalho. Essa ação é uma demanda antiga apresentada pelo representante da deficiência auditiva no Cedef à coordenadoria especial e ao Gabinete da Primeira-Dama, onde buscamos de maneira articulada com o Detran viabilizar a execução dessa iniciativa inovadora e muito importante para o segmento”.
Nas etapas posteriores, eles assistirão às aulas de legislação nas autoescolas, com 45 horas/aula de carga horária; farão o exame teórico, com acesso a vídeo, com tradutor de libras, a língua brasileira de sinais, para depois digitar a alternativa da resposta; e terão aulas de prática de direção, com 20 horas/aula, para quem se candidatou para obter a carteira categoria A, para conduzir motocicleta, e 25 horas/aula para quem se candidatou a carteira a categoria B, para dirigi carro; e, finalmente, o exame prático.
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Mundo6 dias atrásCardiologia mundial redefine conceito de infarto e alerta: exame de sangue isolado não basta para diagnóstico
-
Brasil5 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
