Brasil

Governo apresenta plataforma para impulsionar investimentos na economia verde do Brasil

Published

on

O governo federal lançou nesta quarta-feira (23) a Plataforma de Investimentos em Transformação Climática e Ecológica do Brasil (BIP), que visa expandir e tornar mais eficientes os investimentos internacionais na economia verde brasileira. O objetivo é ajudar o Brasil a alcançar suas metas de desenvolvimento e clima.

De acordo com o Ministério da Fazenda, mobilizar capital internacional de transição é essencial para atingir essas metas. A BIP busca expandir e otimizar os investimentos de transição em setores-chave, inicialmente focando em três áreas:

  • Soluções baseadas na natureza e bioeconomia: Inclui restauração e manejo sustentável da vegetação nativa, redução do desmatamento, agricultura regenerativa e manejo de resíduos.
  • Indústria e Mobilidade: Catalisa esforços de descarbonização em setores como aço, alumínio e cimento, mobilidade urbana elétrica e fertilizantes verdes.
  • Energia: Apoia esforços para viabilizar energia solar off-grid, redes inteligentes, energia eólica offshore, combustíveis sustentáveis, bioinsumos agrícolas, hidrogênio de baixo carbono, eficiência energética e minerais críticos.

Os projetos apoiados podem ter origem tanto nos setores públicos quanto privados. A BIP já identificou sete projetos-piloto para testar os critérios de seleção, o modelo operacional e os fóruns de tomada de decisão.

Em 2023, o Brasil atualizou sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) e suas metas climáticas, com o objetivo de reduzir suas emissões em 53% até 2030. O governo federal também está finalizando suas metas de redução de emissões para 2035, focando no combate ao desmatamento, práticas agrícolas sustentáveis, descarbonizarão industrial, entre outras iniciativas.

EM ALTA

Sair da versão mobile