Mundo
Furacão Lee varia de intensidade e ameaça Costa Leste dos EUA com ondas gigantes
O furacão Lee é uma poderosa tempestade de categoria 3 que se move pelo Atlântico, ameaçando partes da Costa Leste dos Estados Unidos com ondas perigosas e correntes de retorno. A tempestade, que chegou a ser categoria 5, pode se intensificar novamente na segunda-feira (11), antes de perder força no final da semana.
A trajetória de longo prazo de Lee ainda é incerta, mas espera-se que ele faça uma curva para o norte no meio da semana, passando entre as Bermudas e a costa leste dos EUA. Os meteorologistas alertam para o risco de vida que as ondas geradas pela tempestade representam para as ilhas do Caribe e para a região costeira dos EUA.
Lee é uma tempestade incomum, que variou muito em intensidade ao longo dos dias. Na quinta-feira (07), ele era uma tempestade de categoria 1, mas em apenas um dia ele alcançou a categoria 5, com ventos de 265 km/h. Depois, ele enfraqueceu por causa do cisalhamento do vento e de um processo interno chamado ciclo de substituição da parede do olho.
A tempestade também aumentou de tamanho na noite de domingo (10), com ventos com força de furacão se estendendo até 120 km do centro. Lee é o sexto furacão da temporada de 2023 no Atlântico, que já registrou 12 tempestades nomeadas. Os especialistas preveem que esta será uma temporada acima da média em termos de atividade ciclônica.
-
Brasil3 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Curiosidades3 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Ceará3 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil3 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Mundo3 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Entretenimento3 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil3 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Economia3 dias atrásBancos fecham as portas na segunda-feira (7) durante feriado da Independência
