Internacional
Ameba rara causa infecção cerebral e mata menina de 8 anos nos EUA
Uma menina de 8 anos, identificada como Lillian Smart, morreu na Louisiana, nos Estados Unidos, após contrair uma infecção provocada pela Naegleria fowleri, conhecida popularmente como “ameba comedora de cérebro”. Segundo as autoridades de saúde, a infecção provavelmente ocorreu enquanto a criança nadava no Lago Claiborne, no norte do estado.
A família confirmou a morte da menina após ela apresentar graves danos neurológicos. O caso é considerado raro e representa o primeiro registro confirmado de infecção pela ameba na Louisiana desde 2013. Nos Estados Unidos, são registrados, em média, menos de dez casos por ano.
A Naegleria fowleri é encontrada principalmente em ambientes de água doce e quente. A infecção acontece quando a água contaminada entra pelo nariz e permite que o organismo alcance o cérebro, podendo provocar a meningoencefalite amebiana primária, uma doença grave e quase sempre fatal.
Os primeiros sintomas podem incluir dor de cabeça e febre, com rápida evolução do quadro. A doença não é transmitida de uma pessoa para outra, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
Apesar da gravidade, o risco de infecção é extremamente baixo. Para reduzir as chances de exposição durante atividades em águas doces quentes, o CDC recomenda evitar que a água entre pelo nariz, especialmente durante mergulhos e brincadeiras em lagos e outros ambientes semelhantes. ( Foto: Reprodução/Facebook)
-
Iguatu7 dias atrásIguatu recebeu secretário da SDA para assinatura de ordens de serviço de sistemas de abastecimento de água
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Curiosidades4 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
