Mundo

Furacão Lee varia de intensidade e ameaça Costa Leste dos EUA com ondas gigantes

Published

on

O furacão Lee é uma poderosa tempestade de categoria 3 que se move pelo Atlântico, ameaçando partes da Costa Leste dos Estados Unidos com ondas perigosas e correntes de retorno. A tempestade, que chegou a ser categoria 5, pode se intensificar novamente na segunda-feira (11), antes de perder força no final da semana.

A trajetória de longo prazo de Lee ainda é incerta, mas espera-se que ele faça uma curva para o norte no meio da semana, passando entre as Bermudas e a costa leste dos EUA. Os meteorologistas alertam para o risco de vida que as ondas geradas pela tempestade representam para as ilhas do Caribe e para a região costeira dos EUA.

Lee é uma tempestade incomum, que variou muito em intensidade ao longo dos dias. Na quinta-feira (07), ele era uma tempestade de categoria 1, mas em apenas um dia ele alcançou a categoria 5, com ventos de 265 km/h. Depois, ele enfraqueceu por causa do cisalhamento do vento e de um processo interno chamado ciclo de substituição da parede do olho.

A tempestade também aumentou de tamanho na noite de domingo (10), com ventos com força de furacão se estendendo até 120 km do centro. Lee é o sexto furacão da temporada de 2023 no Atlântico, que já registrou 12 tempestades nomeadas. Os especialistas preveem que esta será uma temporada acima da média em termos de atividade ciclônica.

EM ALTA

Sair da versão mobile