Iguatu

Fumaça do Lixão invade a cidade no fim de semana

Uma fumaça preta e mal cheirosa invadiu as ruas de Iguatu na noite deste domingo, 03/08.

Published

on

Uma fumaça preta e mal cheirosa invadiu as ruas de Iguatu na noite deste domingo, 03/08.

Em diversas ruas da cidade pode se observar uma névoa escura que ofuscou a luminosidade das ruas. Muita gente reclamando de irritação e falta de ar. A fumaça é oriunda da maior vergonha do município de Iguatu: o lixão que fica na entrada da cidade, na rodovia que liga Iguatu ao Icó. Essas fotos foram tiradas na noite deste domingo na 27 de Novembro.

Os focos de incêndio que surgem no lixão produzem fumaça tóxica que colocam em risco a saúde de trabalhadores do local e também da cidade, quando o vento traz a cortina de fumaça que invade ruas, praças, avenidas e até residências. Uma das causas do fogo pode ser a grande concentração de gás liberada pela decomposição de toneladas de lixo despejadas no local diariamente.

As primeiras vítimas dessa fumaça tóxica são os catadores de lixo, que andam e manuseiam os resíduos sem usar máscara ou qualquer equipamento de segurança. Além de inalar a fumaça, eles convivem com materiais que não foram devidamente descartados e com o chorume – líquido originado da decomposição do lixo.

O lixão está há 05 quilômetros da cidade. Mesmo existente há tanto tempo não se tem notícias de quando o problema deva ser resolvido.

 

Fotos: Neuraci Mota e Gerim Gaspar Brito

EM ALTA

Sair da versão mobile