Ceará
Estudantes de Cascavel são destaque em prêmio nacional de ciência e tecnologia
Os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Cascavel, a 65km de Fortaleza, foram os grandes destaques da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, projeto de iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Dos três projetos vencedores nacionais, dois foram de escolas estaduais do município, que ficaram nas duas primeiras colocações. Outra ação, de uma terceira instituição, foi uma das ganhadoras pelo júri popular.
O resultado foi anunciado nesta quinta-feira, 19, em um evento online apresentado por Felipe Castanhari nos canais da Samsung Brasil e do Prêmio Respostas para o Amanhã no YouTube. O apresentador chegou a chamar a cidade de “Vale do Silício brasileiro”, numa menção a região da Califórnia, nos EUA, que abriga muitas start-ups e empresas globais de tecnologia.
A cidade de Cascavel vem se tornando referência na premiação, já que, na sua sétima edição, as escolas do município se fizeram presentes em quase todas as etapas finais. Neste ano, o projeto vencedor nacional, realizado pelos alunos da Escola Estadual Edson Queiroz, impressionou a todos, com a elaboração do robô.
“A qualidade do projeto que desenvolveu o robô semeador reflete, por um lado, o compromisso dos educadores com a educação pública e, por outro, o compromisso dos jovens estudantes com seu próprio aprendizado e com a criação de um futuro mais inovador e sustentável. Essa experiência precisa ser conhecida e reconhecida em todo o Brasil”, disse Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho e Diretora Executiva interina do Cenpec.
O robô a que se refere a presidente foi projetado por alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz. Eles foram os grandes campeões nacionais, com o projeto “Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar”. Os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio desenvolveram um robô com materiais recicláveis e movido à energia solar, com capacidade de auxiliar os produtores no plantio das sementes. A iniciativa tem como principal objetivo beneficiar a agricultura familiar por meio do aumento de produção com menor esforço físico, além de reduzir os impactos ao meio ambiente. A ideia surgiu com o aluno Ud Madeiro.
Além de mentorias técnicas, cada estudante da equipe ganhará um smartphone, enquanto a escola levará uma Smart TV.
Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Ronaldo Caminha Barbosa ficaram na segunda colocação, com o projeto “CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável”. Eles sintetizaram um revestimento inovador, que prolonga a vida útil de sementes durante o período de armazenamento.
O terceiro colocado nacional foi de alunos do Instituto Federal de Pernambuco – PE. Os outros dois vencedores pelo júri popular foram de estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca – PE e da Escola Estadual de Tempo Integral Tristão de Barros – RN.
Fonte: O Povo
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu7 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Mundo7 dias atrásSenado dos Estados Unidos barra proposta para restringir poderes de Donald Trump na guerra contra o Irã
-
Noticias1 semana atrásEstudo alerta para risco de desaparecimento de espécie exclusiva do Cariri cearense

