Ceará
Estudantes de Cascavel são destaque em prêmio nacional de ciência e tecnologia
Os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Cascavel, a 65km de Fortaleza, foram os grandes destaques da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, projeto de iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Dos três projetos vencedores nacionais, dois foram de escolas estaduais do município, que ficaram nas duas primeiras colocações. Outra ação, de uma terceira instituição, foi uma das ganhadoras pelo júri popular.
O resultado foi anunciado nesta quinta-feira, 19, em um evento online apresentado por Felipe Castanhari nos canais da Samsung Brasil e do Prêmio Respostas para o Amanhã no YouTube. O apresentador chegou a chamar a cidade de “Vale do Silício brasileiro”, numa menção a região da Califórnia, nos EUA, que abriga muitas start-ups e empresas globais de tecnologia.
A cidade de Cascavel vem se tornando referência na premiação, já que, na sua sétima edição, as escolas do município se fizeram presentes em quase todas as etapas finais. Neste ano, o projeto vencedor nacional, realizado pelos alunos da Escola Estadual Edson Queiroz, impressionou a todos, com a elaboração do robô.
“A qualidade do projeto que desenvolveu o robô semeador reflete, por um lado, o compromisso dos educadores com a educação pública e, por outro, o compromisso dos jovens estudantes com seu próprio aprendizado e com a criação de um futuro mais inovador e sustentável. Essa experiência precisa ser conhecida e reconhecida em todo o Brasil”, disse Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho e Diretora Executiva interina do Cenpec.
O robô a que se refere a presidente foi projetado por alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz. Eles foram os grandes campeões nacionais, com o projeto “Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar”. Os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio desenvolveram um robô com materiais recicláveis e movido à energia solar, com capacidade de auxiliar os produtores no plantio das sementes. A iniciativa tem como principal objetivo beneficiar a agricultura familiar por meio do aumento de produção com menor esforço físico, além de reduzir os impactos ao meio ambiente. A ideia surgiu com o aluno Ud Madeiro.
Além de mentorias técnicas, cada estudante da equipe ganhará um smartphone, enquanto a escola levará uma Smart TV.
Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Ronaldo Caminha Barbosa ficaram na segunda colocação, com o projeto “CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável”. Eles sintetizaram um revestimento inovador, que prolonga a vida útil de sementes durante o período de armazenamento.
O terceiro colocado nacional foi de alunos do Instituto Federal de Pernambuco – PE. Os outros dois vencedores pelo júri popular foram de estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca – PE e da Escola Estadual de Tempo Integral Tristão de Barros – RN.
Fonte: O Povo
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

