Brasil

Estratégias para matar células de câncer de mama são reveladas por estudo

Published

on

Pesquisadores descobriram como matar células causadoras do câncer de mama ao deixá-las sem nutriente essencial para sua sobrevivência. A descoberta foi publicada no final de agosto na revista científica Nature Metabolism e, segundo estudo, resultou no encolhimento dos tumores em camundongos e em tecidos derivados de pacientes humanos. As células cancerígenas se alimentam de nutrientes fundamentais para sua sobrevivência e crescimento, como a glutamina, um aminoácido encontrado em alimentos como carne, peixe, ovos, leguminosas e alguns vegetais.

Pesquisadores descobriram como matar células de câncer de mama ao privá-las de um nutriente essencial. Publicado na revista Nature Metabolism, o estudo mostrou que tumores encolheram em camundongos e tecidos humanos. As células cancerígenas dependem de glutamina, um aminoácido presente em vários alimentos. Estudos anteriores indicaram que privar essas células de glutamina pode interromper seu crescimento, mas elas se adaptam.

Pesquisadores do Cold Spring Harbor Laboratory observaram que as células cancerígenas se adaptam à privação de glutamina ao ativar um caminho que gera um metabólito chamado alfa-cetoglutarato. Isso permitiu que elas continuassem produzindo energia e aumentando de tamanho. Ao invés de focar em interromper o fornecimento de glutamina, os pesquisadores inibiram as vias metabólicas que ajudam as células a se adaptar.

A nova abordagem foi bem-sucedida, matando células de câncer de mama em placas de laboratório e em camundongos. Segundo o estudo, os tumores pararam de crescer e até encolheram. Os animais permaneceram saudáveis. Atualmente, os inibidores das vias metabólicas da glutamina e do processo de adaptação das células estão sendo avaliados em estudos adicionais. Lukey destaca que essas vias podem ser cruciais para a metástase do câncer de mama em diferentes tecidos, incluindo alguns de difícil tratamento.

EM ALTA

Sair da versão mobile