Noticias

Em 2024 vai ter o eclipse solar total

Published

on

No dia 8 de abril, quem estiver na América do Norte terá a oportunidade de observar um eclipse solar total. Esse fenômeno ocorre quando a Lua, a Terra e o Sol se alinham perfeitamente, resultando no bloqueio temporário dos raios solares.

Este eclipse será diferente dos anteriores dessa categoria. Ele terá uma duração aproximadamente dois minutos maior e a coroa solar (a camada mais externa do Sol) será mais visível do que no último eclipse em 2017. Além disso, um evento como esse só voltará a acontecer em 2044.

Embora não seja visível no Brasil, é possível acompanhar o eclipse através dos canais e redes sociais da NASA.

O fenômeno começará a ser visível às 16h (horário de Brasília) na costa do México e terminará às 17h (horário de Brasília) na costa Atlântica do Canadá. A NASA disponibilizou uma tabela com os momentos em que o eclipse será visível em cada parte dos Estados Unidos.

A agência tem grandes expectativas em relação ao número de estadunidenses que irão observar o fenômeno em 2024, visto que o caminho do eclipse passará por mais cidades e áreas densamente povoadas do que em 2017.

O eclipse será visível em praticamente todo o território dos EUA, mas apenas 31,6 milhões de pessoas terão a oportunidade de ver o fenômeno de forma total, em comparação com os 12 milhões que o observaram parcialmente em 2017.

EM ALTA

Sair da versão mobile