Mundo
Ebola volta a matar na África
A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou hoje (15) a morte de uma estudante de 22 anos, em Serra Leoa, causada pelo Ebola, um dia depois de ter anunciado o fim da epidemia. Segundo fontes oficiais e da própria OMS, a mulher fora internada num hospital de Magburaka, no norte do país e já próximo da fronteira com a Guiné-Conacri, e acabou morrendo quinta-feira, depois de os testes terem confirmado a doença. A mulher, que se encontrava de férias com a família, morreu em casa e a sua morte foi comunicada a um hospital, que confirmou as causas.
Augustine Junisa, responsável distrital de Saúde de Magburaka, disse aos jornalistas que serão efetuados mais testes ao longo do dia de hoje, visando avaliar se os familiares foram contaminados. Ela apelou à população da região, estimada 40 mil habitantes, para que se mantenha calma.
A confirmação surgiu horas depois de a OMS ter dado por encerrada a epidemia de Ebola na África Ocidental, vírus que, identificado pela primeira vez há quatro décadas, afetou 28.637 pessoas e matou 11.315 delas. Iniciada em dezembro de 2013 na Guiné-Conacri, a epidemia propagou-se depois aos vizinhos Libéria e Serra Leoa, países que concentraram 99% dos casos, além da Nigéria e Mali.
No comunicado da última quinta-feira, a OMS admitiu, porém, que o balanço está subavaliado e advertiu que o risco persiste porque o vírus permanece em certos líquidos corporais de sobreviventes, principalmente no esperma, onde pode subsistir até nove meses.
Na quarta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, admitiu a possibilidade de o vírus poder reaparecer “nos próximos anos”, mesmo que a sua amplitude e frequência devam “diminuir” com o tempo.
A Libéria foi o primeiro país a ser declarado “livre da transmissão” de Ebola, em maio de 2015, enquanto em Serra Leoa isso ocorreu em 7 de novembro último. Na Guiné-Conacri, anúncio semelhante foi feito a 29 de dezembro.
Fonte: AGENCIA BRASIL
-
CeLelebridades2 semanas atrásCELELEBRIDADES
-
CeLelebridades2 semanas atrásCELELEBRIDADES
-
Iguatu1 semana atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Mundo2 semanas atrásDrones não identificados sobrevoam palácio presidencial da Venezuela e provocam reação das forças de segurança
-
Noticias1 semana atrásJovem é preso por engano no Ceará após ser confundido com foragido e passa Natal e Réveillon na cadeia
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura de Iguatu recebe R$ 38,3 milhões de empréstimo da CAF; ainda não há clareza sobre destinação dos recursos
-
Iguatu2 semanas atrásIguatu: Hospital São Vicente, APAE e Casa de Saúde serão beneficiados com recursos do Governo do Ceará em 2026
-
Brasil2 semanas atrásApostador de João Pessoa ainda não retirou prêmio de R$ 181 milhões da Mega da Virada

