Tecnologia
Criador do Napster acusa Facebook de explorar psicologia humana
Sean Parker, famoso por ter sido o cocriador do Napster — a polêmica plataforma de compartilhamento de músicas do começo dos anos 2000 —, conversou com a imprensa antes de se apresentar no evento Axios, ontem (8), e criticou a maneira como as redes sociais foram montadas para, segundo ele, “sugar as pessoas para dentro delas”, aproveitando-se de uma vulnerabilidade da psicologia humana.
Segundo ele, quando as redes sociais começaram a se popularizar, ele era o primeiro a tentar convencer as pessoas de que um dia todos se renderiam a elas, diminuindo a atenção dada a suas interações sociais reais. Parker, tendo sido o primeiro presidente do Facebook, disse que o objetivo deles era garantir que as pessoas passassem o máximo de tempo possível no site.
Faziam mesmo assim
Tudo o que era desenvolvido, como as populares reações de “like” e os comentários, foi criado pensando na permanência prolongada dos usuários na rede social. “É um loop de feedback de validação social. Exatamente o tipo de coisa que um hacker como eu inventaria, porque você está explorando uma vulnerabilidade na psicologia humana”, disse Parker.
Arrependido, ele afirma que outros, como Mark Zuckerberg, tinham consciência dos males que a superexposição às redes sociais poderia causar nas pessoas, mas que “faziam as coisas mesmo assim”. “Só Deus sabe o que isso vai fazer com o cérebro das nossas crianças”, concluiu ele.
Fonte: Tecmundo
-
Iguatu4 semanas atrásERRATA – NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETIFICAÇÃO
-
CeLELEbridades3 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Esportes4 semanas atrásJapão avança e vai enfrentar o Brasil; Equador surpreende a Alemanha na Copa do Mundo
-
Política4 semanas atrásO Conto da Aia na vida real? Entenda o “Paradoxo de Serena Joy” que ronda o plano do PL Mulher
-
Iguatu3 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Noticias4 semanas atrásPai é preso suspeito de planejar morte do filho para evitar pensão, em conversa com inteligência artificial
