Um Projeto de Lei que cria a Universidade Federal Regional do Cariri (UFCA), com sede na cidade de Juazeiro do Norte, foi aprovado nesta quarta-feira (03) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

De acordo com o relatório do deputado José Guimarães (PT-CE), está previsto o investimento de R$ 157 milhões. A nova universidade vai ser integrada pelos campi já existentes de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão desmembrados da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, serão criados novos campi nos municípios de Icó e Brejo Santo.

Mortalidade infantil cai 61% no Ceará

A taxa de mortalidade infantil sofreu redução de 61% no Ceará entre os anos de 1997 e 2011, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nesta terça-feira (02).Conforme o levantamento, a situação epidemiológica da mortalidade infantil passou de 31,6 em 1997 para 12,3 óbitos por 1.000 nascidos vivos, no ano de 2011. Os números representam desaceleração da velocidade da queda na mortalidade infantil. A taxa de mortalidade infantil no Brasil também mantém tendência de queda.

Importação de engenheiros

Além de médicos, o governo Dilma quer trazer engenheiros de fora para trabalhar no Brasil. O setor produtivo reclama da falta de profissionais no mercado. Por isso, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) assinou memorando com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas para acelerar a validação aqui dos diplomas de lá. A busca destes profissionais inclui Espanha e França.

Direito das domésticas

Inaceitável opinião daqueles que maldizem a lei que amplia os direitos das domésticas. Mas, a exemplo do que ocorre nos melhores países, o emprego doméstico tende a reduzir sua oferta e ser mais bem remunerado no Brasil.

A navalha nos servidores municipais

Operadores do Direito, sindicato, lideres políticos devem se debruçar no complicado processo das demissões dos servidores do município após decisão da justiça. O assunto é polêmico e não pode ser levado pela emoção. O ex-prefeito teve tempo necessário para solucionar este impasse. Durante a campanha não deram a importância para o problema. Os milhares de servidores não podem sair prejudicados. Somente uma mente entorpecida pode apostar no ‘quanto pior, melhor’.

Eleitor faltoso tem até dia 25 para regularizar situação

Os eleitores que não votaram nas últimas três eleições têm até o dia 25 de abril para regularizar a situação cadastral e evitar o cancelamento do título. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cerca de 1,5 milhão de pessoas podem perder o título. Os eleitores de 16 a 18 anos e com mais de 70 anos não estão nesta lista. A Justiça Eleitoral também está fazendo uma campanha pela televisão e pelo rádio para incentivar os eleitores a regularizar a sua situação.

E nós?

O relatório do Deputado José Guimarães (PT) que cria a Universidade Federal do Cariri foi aprovado nesta quarta-feira (03). Em nosso meio aumenta a expectativa da Faculdade de Medicina com a doação do terreno. Vamos à luta.

Aos outros

Ao defender a desoneração para ampliar o acesso da população à internet, o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) não poupa os petistas que são contrários à medida: “Os incluídos que têm internet rápida acham que os outros não precisam ter acesso à internet.” É igual aos que vão voar e criticam que tem pobre demais nos aeroportos e nos aviões.

No ar

A polêmica eleição de Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, empolga o vice do PSC, Pastor Everaldo. Ele anda falando em concorrer ao Planalto 2014 e que teria o voto de 5 milhões de evangélicos.

De olho

Benjamin Zymler (TCU) reuniu-se com o ministro Garibaldi Alves (Previdência) para aprofundar investigação de pagamentos indevidos pelo INSS.

Em casa, Quixadá vence Iguatu de virada

Para alegria dos 315 torcedores, o time do Quixadá Futebol Clube venceu o Iguatu na tarde desta quarta-feira, no Abilhão em jogo válido pela segunda divisão do campeonato cearense de futebol. O Canarinho do Sertão venceu de virada por 4 a 3 a equipe do centro-sul em um jogo emocionante. Iguatu volta a jogar neste sábado no Agenorzão.

Sem fixo

Cliente da Caixa reclamando das senhas e falta de comunicação por telefone com a empresa local nos últimos dias.

Obituário

Perdemos o amigo Pinheiro, ex-bancário do BB. Morador do Prado, era conhecido pela alegria e irreverência. Outro que nos deixou foi o médico cirurgião Carlos César Costa, que Varzea Alegre nos presenteou através da medicina. Nosso pesar à família.

*Silvani Soares é bancário e radialista