Mundo

COP28 avalia ação de países contra aquecimento global

Published

on

A COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, teve início em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nesta quinta-feira (30). O evento, que conta com a participação de cerca de 200 países e 70 mil pessoas, vai fazer um balanço global do cumprimento do Acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento global a 1,5º C.

O encontro é uma oportunidade para avaliar as ações de cada país para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e adaptar-se aos impactos das mudanças climáticas. Os resultados da COP28 servirão de base para a COP30, em 2025, quando o Acordo de Paris completará 10 anos e novas metas deverão ser definidas.

Segundo Pedro Côrtes, professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), a COP28 é uma prestação de contas de cada país sobre o que foi proposto nas edições anteriores da conferência. Ele afirma que os acordos climáticos não têm mecanismos de punição para os países que não os cumprem.

Côrtes destaca que alguns países, como Estados Unidos e China, não têm se comprometido com as causas ambientais na medida em que poderiam e deveriam. Ele diz que a COP28 é como um puxão de orelha para esses países, que terão que explicar os motivos de suas falhas e buscar soluções para melhorar o seu desempenho.

EM ALTA

Sair da versão mobile