O urubu de estimação do ambientalista Israel Mendes chamou atenção nas redes sociais na última semana ao aparecer voando ao lado de parapentistas na Serra de Aratanha, em Pacatuba, no Ceará.

Em vídeos publicados no Instagram, a ave de 7 meses, apelidada de Urú, chega até mesmo pousar nas pernas dos pilotos e “pega uma carona” durante as aventuras no céu.

Em entrevista ao O POVO, o ambientalista, conhecido também por Israel Pacaroots, contou que adotou o animal com uma semana de vida após ele ser resgatado pelo Instituto Pró Silvestre.

Segundo Israel, a ave foi encontrada próximo à região do Parque do Cocó, em Fortaleza, e estava em uma situação complicada já que não havia indícios de ninho, logo o animal não conseguiria se adaptar a viver sozinho em seu habitat.

O responsável por unir os parceiros de vida e de voo foi o biólogo Sanjay Veiga. “Antes de chegar a mim, ele [o urubu Urú] passou pela delegacia ambiental e todo o processo de legalização foi realizado para assim ser adotado”, explica Israel.

Ainda pequeno, Urú já acompanhava as aventuras de Israel em Pacatuba e era incentivado a voar com os parapentistas.

“Desde cedo levava o Urú pra rampa na caixinha, soltava ele e ficava por ali observando aquele movimento. Ele cresceu no meio disso, e passando o tempo foi crescendo, criando penas, fortalecendo as asas. Foi quando eu percebi que ele estava preparado”, detalhou o tutor.

Fonte: O Povo