Conecte-se conosco

Empregos

Confira dez dicas para montar uma carta de apresentação adequada

[caption id="attachment_5496" align="alignleft" width="600"](Foto:Reprodução)[/caption]Imagine que você está se candidatando a uma vaga de emprego. Você preenche áreas de interesse, sua formação, empregos anteriores e se depara com a carta de apresentação.

Publicado

on

(Foto:Reprodução)

Imagine que você está se candidatando a uma vaga de emprego. Você preenche áreas de interesse, sua formação, empregos anteriores e se depara com a carta de apresentação.

Não desista de continuar o preenchimento deixando essa etapa de lado, pois ela é imprescindível para “vender seu peixe”. Veja o que os especialistas da Catho indicam para preparar uma Carta de Apresentação interessante.

Para que serve?

Ela vai mostrar para o futuro empregador os principais conhecimentos práticos e teóricos adquiridos pelo candidato. Isso serve tanto para os aprendizados acadêmicos, quanto para os práticos. Isso vai motivar o leitor a ler o currículo inteiro.

Qual a melhor comunicação? 

A mais simples possível. Pense que se o leitor tivesse tempo, ele leria um livro, uma revista ou um jornal. Portanto, junte o que você pode oferecer ao que o empregador está procurando de forma direta e objetiva. Não se esqueça de destacar os pontos mais importantes. 

O que deve conter? 

1 – Nome do destinatário. Porém, se você não souber quem vai ler sua carta de apresentação, coloque “prezado (a) senhor (a)”.

2 – Dados pessoais. Coloque seu nome, telefone (fixo e móvel) e e-mail. Cuidado com endereços de e-mail muito complicados ou infantis. Se for o caso, crie uma nova conta comente para e-mails profissionais.

3 – Objetivo. Pense no por que você quer trabalhar para aquela pessoa ou empresa, e descreva de modo conciso e profissional. 

4 – Destaques. Em seguida dos objetivos, indique os pontos positivos de sua carreira. Assim você poderá fazer uma ponte com os aspectos positivos que espera do cargo almejado.

5 – Empresas em que já trabalhou. Cite os nomes das melhores empresas em que já trabalhou. Isso enriquece o seu potencial e pode acabar rendendo uma entrevista pessoal. 

6 – Ordem. É fundamental certificar-se de que as ideias foram desenvolvidas numa ordem lógica para não confundir o leitor.

7 – Leia muitas vezes. Antes de repassar a Carta, é importante que ela seja lida várias vezes para evitar erros gramaticais e checar se não está carregada com muitas informações. 

8 – Justifique a entrevista pessoal. Insira informações que instiguem o empregador a querer saber mais de você e, assim, marcar uma entrevista pessoal. Para mostrar que você está disposto a uma entrevista pessoal, finalize com: ‘Aguardo um retorno para marcarmos uma entrevista em horário de sua conveniência’ ou  ‘Estou à sua disposição para uma entrevista pessoal’.

9 – Assine a carta. A sua assinatura é muito importante, porém existe uma maneira certa de fazer isso. Sugestão: “Atenciosamente” e “Nome completo”.

10 – Lembre-se de ser simples e conciso. Isso você consegue em uma página, esta é a medida.  

 

Fonte: Portal R7

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.