Brasil

Com 50 GW, Brasil já ocupa a 6ª posição mundial em energia solar

O Brasil acaba de ultrapassar a marca de 50 gigawatts (GW) de potência instalada de energia solar.

Published

on

O Brasil acaba de ultrapassar a marca de 50 gigawatts (GW) de potência instalada de energia solar, tornando-se o sexto país a atingir esse patamar, ao lado dos Estados Unidos, China, Alemanha, Índia e Japão.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Em termos de geração, a produção de energia solar própria por meio de pequenos e médios sistemas lidera com 33,5 GW de potência instalada, enquanto as grandes usinas solares contribuem com 16,5 GW.

De janeiro a outubro, foram instaladas 119 usinas solares no país, adicionando 4,54 GW de potência elétrica fiscalizada. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a potência fiscalizada, que representa a capacidade efetivamente instalada, é ligeiramente inferior à potência outorgada pela agência reguladora.

De acordo com a Absolar, a energia solar representa 20,7% da capacidade instalada da matriz elétrica brasileira, sendo a segunda maior fonte, atrás apenas da energia hidrelétrica. Essa divisão considera a potência operacional instalada, não o consumo no sistema elétrico.

EM ALTA

Sair da versão mobile