(Foto: Reprodução)

Com grandes ideias e muito talento, o pequeno artista Bernardo Lôbo Façanha, de 9 anos, terá uma exposição com seus desenhos em uma igreja em Londres, na Inglaterra. O espaço da capela foi cedido para a mostra do menino e todos os recursos arrecadados na mostra serão doados.

Com o apoio da família, Bernardo começou a aperfeiçoar seu talento para desenhos durante a pandemia de covid-19. O que antes era apenas um passatempo, nos últimos anos se tornou um grande processo criativo. De acordo com Juliana Lobo, mãe de Bernardo, ele possui centenas de desenhos e “chegava a fazer cinco por dia”.

“O dom de uma criança precisa ser enaltecido, compartilhado e aplaudido” afirmou a mãe. Segundo ela, além dos desenhos, o filho é “apaixonado” por futebol e videogame, sendo esses temas de onde vem a maior parte da inspiração de Bernardo. Apesar da exposição ser em uma igreja, ela afirma que as obras: “Não têm viés religioso, são a maioria de rostos de pessoas que ele admira”.

A mãe conta que tentou matricular Bernardo em aulas de desenho, mas ele negou. “Ele diz: ‘Mãe, eu quero desenhar livre’”, explicou ela, que reflete sobre seu filho ter “personalidade forte”. Para Juliana, o pequeno artista é um “questionador”: “Ele não se contenta com qualquer resposta”.

“Eu acredito que a gente precisa deixar as crianças livres para que elas possam criar sem essa pressão da sociedade. Sem gerar expectativas em relação ao futuro do que ele vai ser. Se vai continuar desenhando, se vai virar um artista profissional”, finalizou.

Fonte: OPovo