Connect with us
DINHEIRO
NA MÃO

Noticias

Ceará abriga floresta petrificada de 145 milhões de anos no interior do Estado

Publicado

on

As peças têm cerca de 145 milhões de anos, remontam aos períodos Jurássico e Cretáceo e resultam de um processo natural que transformou a madeira dos troncos em minerais e rochas. A partir desses vestígios, cientistas conseguiram fazer importantes descobertas e até reconstruir digitalmente como era a paisagem do Ceará em um passado remoto.

Embora existam florestas petrificadas em outras regiões do Brasil, no Ceará elas se concentram principalmente na Região do Cariri, na Bacia e na Chapada do Araripe. Áreas de destaque estão localizadas próximas aos municípios de Missão Velha e Brejo Santo, conforme explica a paleobotânica Domingas Maria da Conceição.

Pesquisadora visitante do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (MPPCN), da Universidade Regional do Cariri (Urca), Domingas é autora de um artigo científico publicado em 2025 que descreve uma espécie fóssil inédita no mundo: a Metapodocarpoxylon brasiliense, descoberta na floresta petrificada cearense.

A Floresta Petrificada do Cariri é a principal estrutura desse tipo no Estado e está situada em uma área protegida do Geopark Araripe, reconhecido internacionalmente como geossítio. Segundo Domingas, a formação ocorre quando árvores são rapidamente soterradas por sedimentos, em ambientes com pouca ou nenhuma presença de oxigênio, preservando um patrimônio natural de valor inestimável que revela um Ceará com clima e geografia totalmente diferentes dos atuais e que integra a identidade histórica, cultural e educativa da região.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App