Esportes
Brasileiro pode conquistar ouro do sul-americano de atletismo após doping de atual campeão

Duas semanas após estabelecer um novo recorde mundial sub-20 nos 100m rasos, com um impressionante tempo de 9s89 durante a vitória no Campeonato Sul-Americano, Asinga Issamade, atleta do Suriname, enfrenta uma situação de suspensão preventiva após ter sido pego utilizando uma substância proibida. A suspensão foi aplicada pela Athletic Integrity Unit (AIU), uma organização afiliada à World Athletics que é responsável por supervisionar questões relacionadas a doping na modalidade. Se a corrida de Issamade for desqualificada, o ouro e o recorde do continente passarão para o brasileiro Erik Cardoso.
A AIU divulgou em sua plataforma oficial que o jovem atleta do Suriname, com apenas 18 anos, testou positivo para GW1516, também conhecido como Cardarine, uma substância que melhora as capacidades cardiovasculares, reduz o acúmulo de gordura e aumenta a resistência. No entanto, essa substância é considerada doping, sendo proibida desde 2007 e vetada até mesmo em competições de equinos.
A conquista do recorde por Issamade ocorreu na mesma prova em que o atleta brasileiro Erik Cardoso assegurou seu índice olímpico, tornando-se o primeiro atleta do Brasil a correr os 100m em menos de 10 segundos, registrando 9s97. Essa conquista quebrou o recorde anterior estabelecido por Robson Caetano.
A suspensão provisória impede que Issamade participe do Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, programado para acontecer entre 19 e 27 de agosto. Além disso, ele corre o risco de enfrentar uma suspensão de até quatro anos, embora a data para o julgamento ainda não tenha sido marcada.
A AIU explicou que uma suspensão provisória é aplicada quando um atleta ou indivíduo é temporariamente proibido de participar de competições ou atividades atléticas até que uma decisão final seja alcançada em uma audiência realizada de acordo com as Regras Antidoping da World Athletics ou o Código de Conduta de Integridade.
-
Noticias2 semanas atrás
Entenda por que o Ceará continua registrando chuvas mesmo após o fim da quadra chuvosa
-
Noticias2 semanas atrás
Edital da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi divulgado
-
Noticias2 semanas atrás
Enel é multada em R$ 16 milhões por reter parte de doações feitas por clientes a instituições filantrópicas
-
Noticias2 semanas atrás
Vacina quadrivalente ACWY começa a ser aplicada em crianças a partir de 1 ano pelo SUS
-
Iguatu1 semana atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias6 dias atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Iguatu1 semana atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias5 dias atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu