Brasil

Brasil surpreende com crescimento do PIB no terceiro trimestre e pode superar 3% em 2023

Published

on

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023, um resultado acima das expectativas, segundo os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet. Apesar da desaceleração em relação aos trimestres anteriores, o país pode fechar o ano com um crescimento superior a 3%, de acordo com Haddad.

O ministro da Fazenda, que está em viagem à Alemanha, atribuiu a melhora nas projeções à política de corte de juros do Banco Central (BC). Ele disse que o PIB pode superar a estimativa de 3% da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, mas que isso depende da continuidade da redução da taxa básica de juros.

A ministra do Planejamento foi mais otimista e afirmou, em uma rede social, que o PIB de 2023 deve crescer cerca de 3,1%, caso a economia fique estável no último trimestre do ano. Ela destacou que isso é mais do que a média mundial e que o crescimento da economia e da renda traz melhoria de vida aos brasileiros.

Em nota oficial, o Ministério do Planejamento e Orçamento explicou que a alta de 0,1% do PIB no terceiro trimestre se deve ao bom desempenho do setor de serviços e da indústria, além do consumo das famílias. A pasta citou o relatório Perspectivas Econômicas Mundiais, divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em outubro, que projeta um crescimento mundial de 3% para 2023.

EM ALTA

Sair da versão mobile