Iguatu

Bairro Vila Centenário em Iguatu-CE celebra 49 anos de histórias de lutas e conquistas

Published

on

A Vila Centenário, bairro da cidade de Iguatu, comemorou neste 1º de maio, 49 anos de sua fundação. A história da Vila Centenário começou em 1974, quando as enchentes do Rio Jaguaribe destruíram centenas de casas na Vila Neuma. Naquele ano, a cidade de Iguatu comemorava seu centenário, e o prefeito Antônio Adil de Mendonça abrigou os moradores desalojados na área que viria a se tornar a Vila Centenário.

Inicialmente, as famílias tiveram que se abrigar em barracas de lonas, até que o Bispo Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago colocou à disposição uma equipe de três pessoas chamada equipe SOL, com uma Kombi para ajudar os moradores em suas necessidades e na construção de suas casas. O bairro foi construído em sistema de mutirão, com homens, mulheres e crianças se envolvendo na luta por moradia. Algumas pessoas foram treinadas para aprender a fazer tijolos de cimento, experiência desenvolvida por pessoas da Igreja na região de João Pessoa-PB.

Com muito esforço e o compromisso da Diocese, prefeitura e entidades da sociedade iguatuense, foram construídas 430 casas no bairro. Inicialmente, foi organizado um grupo de Animadores Ativos, com representantes de cada quadra para planejar e assumir as lutas do bairro. Em seguida, a Diocese ampliou a equipe de trabalho na Vila Centenário, com a entrada de pessoas como Dona Dulce, Zé Vicente, Fátima Sobreira, Oneci Angelim, Roberto Freire, Pe. Zé Marques (na época, seminarista), Gorete Soares e Núbia Gomes. A Diocese ainda recebeu dois voluntários alemães, um assistente social e uma enfermeira.

Foram muitos anos de trabalho, pois todas as conquistas do bairro exigiram muita união, organização e luta. Foram conquistados serviços básicos como água, energia, escola, lavanderia comunitária, Igreja, calçamento e posto de saúde. A Vila Centenário foi o primeiro bairro de Iguatu a criar a sua Associação de Moradores, instrumento que muito contribuiu, unindo os moradores em suas reivindicações.

Vários presidentes passaram pela Associação de Moradores do bairro Vila Centenário, muitos dos quais já se encontram na morada eterna, como Terezinha Alves de Assis, liderança histórica do bairro, sempre a serviço da comunidade e buscando apoio de outras pessoas e entidades. Pessoas como Dra. Sulene, Dr. Hildernando, a família do prefeito Adil Mendonça, equipe de Cáritas, Dom Mauro, Miriam Sobreira, Dr. Sá Vilarouca e muitos outros também foram lembradas.

Hoje, a Vila Centenário é considerada um dos melhores bairros da cidade de Iguatu, apesar das dificuldades que são iguais às de toda população. São 49 anos de histórias de lutas e conquistas, e a comunidade celebra.

EM ALTA

Sair da versão mobile