AssuntosNet

AssuntosNet: OPAS retira certificado de erradicação de sarampo do Brasil

Published

on

Outono começa nesta quarta-feira
O El Niño ainda deverá ter fraca influência em todo o país. Estação começa às 18h58 do dia 20 de março e termina em 21 de junho, às 12h54. Nos primeiros meses do ano, Ceará, Rio Grande do Norte, parte da Paraíba e norte do Maranhão apresentaram chuvas acima da média. A população sofreu com alagamentos e outros transtornos – em algumas capitais, como São Luís, Fortaleza e João Pessoa, foram registrados acima de 100 e 200 mm. O Inmet prevê que, no outono, chuvas com índices normais e abaixo da média em parte da região. A diminuição da temperatura das águas próximas à costa deve reduzir os períodos chuvosos.

Bolsonaro de volta ao Brasil
A visita do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ganhou destaque no noticiário. As conversas giraram em torno da situação da Venezuela e de parcerias comerciais entre os dois . De volta ao Brasil , vai discutir as mudanças na aposentadoria no âmbito da Previdência dos militares. O presidente se reúne com o ministro da Defesa e chefes das Forças Armadas para tentar bater o martelo e enviar texto ao Congresso ainda hoje.

OPAS retira certificado de erradicação de sarampo do Brasil
O Brasil registrou um caso de sarampo endêmico no Pará, em fevereiro, e perderá o certificado de erradicação do sarampo. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) foi quem confirmou o caso. Segundo a OMS, a primeira pessoa infectada dentro do território brasileiro ocorreu em 19 de fevereiro de 2018.

Futebol
Brasil quer ser sede da Copa do Mundo de futebol feminino em 2023. Além do país, também estão interessados em receber a competição três sul-americanos (Argentina, Bolívia e Colômbia). Segundo a Fifa, esse é o maior número de países a formalizar interesse em sediar uma Copa do Mundo feminina desde a primeira edição do evento, em 1991.

Militares querem festa discreta dos 55 anos do golpe.
A preocupação é que, por se tratar da primeira celebração da data no governo Jair Bolsonaro — capitão reformado e simpático ao período da ditadura —, as manifestações extrapolem os muros dos quartéis e ganhem os espaços públicos, tencionando o clima político.

Imposto de Renda
A entrega da declaração do Imposto de Renda exige que o contribuinte informe não apenas os seus rendimentos, mas também os bens e propriedades que estão em seu nome e de seus dependentes. Não esquecer o prazo pois a multa para quem não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.

Taxa Selic
Copom se reúne hoje, e mercado prevê juro estável em 6,5% ao ano. Se confirmada, será a 8ª manutenção seguida da Selic na mínima histórica. Será a primeira reunião Copom comandada pelo novo presidente do BC, Roberto Campos Neto, que teve seu nome aprovado pelo Senado Federal no final de fevereiro. Reduzir os juros bancários é um dos desafios apontados por economistas para o próximo governo.

Encerramento da Festa de São José
Também mereceram destaques nesta terça-feira, o encerramento da festa de São José e a expectativa das chuvas. Hoje o comércio, rede bancária e serviços públicos retornam às atividades. Na região, o destaque foi a chuva de 51 mm em Orós. E nesta terça-feira (19), centenas de católicos participaram do encerramento da festa do padroeiro da Catedral de Iguatu; Teve missa às 8 horas da manhã, e no fim da tarde , procissão e em seguida missa oficial de encerramento dos festejos religiosos. O ato foi presidido pelo bispo da diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem.

Recuperação de vias
Nesta manhã de quarta-feira 20, o Prefeito Edinaldo lavor faz lançamento do programa de recuperação de vias .Segundo assessores, o objetivo é melhorar a malha viária da cidade. O evento será realizado no abrigo metálico no centro da cidade e contará com a presença de secretários e populares.

São José IV
O Governador Camilo Santana festejou no Dia de São José nesta manhã de terça-feira (19), no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, lançando um pacote de investimentos do Projeto São José IV. Na oportunidade, assinou cartas de crédito e deu ordens de serviço para implantação de abastecimento d´água, construção de cisternas e implementação de sistemas de reuso de água.

EM ALTA

Sair da versão mobile