A partir de 10 de março, mais de 30 milhões de trabalhadores já poderão sacar o dinheiro de contas inativas do FGTS. O governo federal divulgou, ontem, o calendário do desembolso: começa com os nascidos em janeiro e fevereiro a partir de março. Segundo informações, as agências da Caixa Econômica Federal vão funcionar em horários diferenciados para atender a trabalhadores interessados em sacar dinheiro. Os créditos estarão disponíveis a partir do dia 10 de março, e vão até 31 de julho de 2017. Analistas estimam que devem ir para o consumo até R$ 16 bi dos R$ 40 bi que serão liberados aos trabalhadores.

Aposentadoria indeferida

O leitor lembra do escândalo das carteiras no passado? Está refletindo alguns trabalhadores no presente que se dizem prejudicados na hora de requerer a aposentadoria. Esta semana, um cidadão saiu do INSS revoltado, pois está com 65 anos, 1 mês e 14 dias , mas não consegue se aposentar. Segundo o mesmo, era agricultor e no passado teve a carteira assinada pela construtora local, e agora sente-se prejudicado. Pelo visto, não será o único caso. Na agência local , tem aumentado o numero de trabalhadores em busca de informações sobre a aposentadoria. Com relação a proposta de reforma da Previdência encaminhada pelo governo estabelece que o trabalhador precisa atingir a idade mínima de 65 anos e, pelo menos, 25 anos de contribuição para poder se aposentar.

Temer afirma que não é inimigo nem censor da imprensa

Após liminar proibir a Folha e o jornal “O Globo” de publicar informações sobre chantagem sofrida pela primeira-dama, Marcela Temer, o presidente Michel Temer afirmou nesta terça (14) que não ê inimigo nem censor da imprensa. Em nota, ele disse que “tentou-se imputar-lhe” essa pecha,

A greve em serviços essenciais

Se já era premente a necessidade de regulamentar o direito de greve do funcionalismo, agora, com a periclitante situação financeira dos Estados e municípios, o tema se torna mais urgente.

Em busca dos 88%

Em palestra, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) admitiu que o critério para indicações no Ministério, inclusive na Saúde, é o apoio a votações no Congresso: “Nosso objetivo era chegar nos 88% (de apoio). Toma lá da cá para um bom entendedor, Nessa onda de apoio e mudanças Velloso pode comandar a Justiça. O presidente Temer sondou o ex-ministro do Supremo Carlos Velloso, de 81 anos, para assumir o Ministério da Justiça. Após o encontro, Velloso, que tem o apoio do PSDB, foi reticente, mas mostrou interesse.

PEC DA VAQUEJADA

O plenário do Senado aprovou, em segundo turno nesta terça-feira(14), a proposta de emenda à Constituição que assegura a realização das vaquejadas, desde que o bem-estar dos animais seja garantido (PEC 50/2016). O senador José Pimentel (PT) votou a favor da proposta, aprovada por 55 votos favoráveis, oito votos contrários e três abstenções. Diante de posições divergentes sobre a matéria, a bancada do PT liberou os senadores para a votação. Já o senador Tasso Jereissati (PSDB) fez questão de defender o esporte. Tasso disse que a prática não causa maus tratos como se propagava e considerou a vaquejada, principalmente para o nordestino, um item importante de sua cultura. No julgamento da ação do MP, o ministro Marco Aurélio, considerou haver “crueldade intrínseca” contra os animais. Na Câmara, o texto precisa do apoio de pelo menos dois terços dos deputados.

Deputada preocupada com ataques a bancos

A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, para chamar a atenção das autoridades policiais do Estado sobre a quantidade de ataques a bancos já registrados no Ceará neste ano. Ela apresentou dados do Sindicato dos Bancários do Ceará, que contabilizam somente em um mês e meio 14 ocorrências até agora. Os ataques mais recentes aconteceram na última sexta-feira, quando uma agência da Caixa Econômica Federal foi alvo de explosão em Tamboril.

Avaliação Spaece

Oitenta e seis por cento dos alunos da rede pública estadual finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. É o que diz o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), adiantando que houve estabilização nos níveis de alfabetização no Estado, já que, em 2015, o percentual também era de 86%. A informações foram anunciadas pelo governador Camilo Santana e pelo secretário estadual da Educação, Idilvan Alencar, no Palácio da Abolição, na manhã desta terça-feira, 14. A avaliação indica ainda que em 2016, 74% dos alunos do 2º do Ensino Fundamental encontravam-se no nível desejável de alfabetização e 12% em nível suficiente. No entanto, no último ano, cerca de 3% dos alunos passaram do nível suficiente para desejável.

Hora de Plantar

a Ematerce através do escritório de Iguatu iniciou a distribuição de sementes selecionadas. Durante a semana, 1400 agricultores cadastrados receberão as sementes, de milho feijão e sorgo. Os agricultores reclamam- da redução dos sacos, e a justificativa do órgão, é que deve atender o acréscimo de novos beneficiados no programa. Resta agora continuar com as chuvas e seguir a orientação técnica para o plantio.

ASSUNTOSNET: Quarta-Feira, 15 de fevereiro de 2017. Coluna de responsabilidade do radialista com sínteses e fatos da imprensa e blogs, selecionado pelo colaborador Silvani Soares. Boa Leitura!