Créditos da Imagem: PM Iguatu

A Polícia Militar do Ceará (PM/CE) deve realizar novo concurso público para soldados ainda no decorrer do segundo semestre deste ano.

A seleção vem sendo aguardada desde março, quando o governador Camilo Santana anunciou o certame, durante evento para a promoção de oficiais e praças. De acordo com responsáveis pelo setor de concursos da corporação, a seleção está em fase de estudos, de forma que o número de vagas ainda deve ser confirmado. Para concorrer é necessário possuir ensino médio, idade de 18 a 30 anos até a data de matrícula no curso de formação e altura mínima de 1,62m para homens e 1,57 para mulheres. A remuneração é de R$ 3.200.Ao que tudo indica, o concurso deverá ser realizado de acordo com os mesmos moldes do último para o cargo, que ocorreu em 2011. Ao todo foram oferecidas 1.000 vagas, sendo 950 para homens e 50 para mulheres. A organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB

 

Assuntosnet: Segunda feira, 15 de junho de 2015. Acesse e opine sobre as sinopses das notícias da imprensa e blogs, com os comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

 

Mais Debates

O programa recebeu neste sábado (13) a prefeita de Quixelô, Fátima Gomes (PT). Fez balanço da administração, onde ressaltou os avanços e o apoio da cupula petista em nivel de estado onde projeta-se  a instalação do Distrito Industrial. Neste momento de crise , tem recebido apoio do Deputado Jose Airton, Senador Pimentel e da Deputada Mirian. Explicou as  criticas que tem recebido da oposição sobre as máquinas do PAC e que são infundadas e justificada perante a justiça. Na oportunidade, anunciou para o periodo de 16 a 20 deste mês, o Quixelô- Festivo esclarecendo a população que não afetará os projetos e demandas encaminhadas no município e que estão sendo enfrentadas com planejamento e envolvimento da equipe de governo do município.

 

Maranhão sentencia o fim das escolas de taipa

Com crédito autorizado pelo BNDES, o governo do Maranhão inicia este mês a construção das primeiras 30 escolas para substituir unidades de taipa, madeira e sapé que por décadas atendem os alunos do interior do estado. Um dossiê com 200 páginas nas mãos do governador Flávio Dino (PCdoB) revelam centenas delas espalhadas pelo Estado, sem janelas e algumas com piso de barro batido. A ideia é derrubar todas nos próximos anos e construir unidades de alvenaria.

 

Volta do imposto do cheque divide governo (CPMF)

Enquanto o ministro da Saúde defende retorno da CPMF a fim de obter recursos para o setor, o titular da Fazenda diz que não há perspectiva de o tributo ser retomado.Rui Falcão, que incluiu a ideia em texto a ser enviado ao Congresso, e o líder do governo na Câmara. 

 

ANS abre consulta publica para atualizar cobertura minima de Planos de Saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abrirá consulta pública para atualizar a lista de cobertura mínima que os planos de saúde têm de oferecer aos beneficiários. A ANS propõe inclusão de 11 procedimentos, entre terapias e exames, como oferta de quimioterápico oral para cancêr de próstata. Também prevê o aumento de sessões de fisioterapia, psicoterapia, fonoaudiologia e nutrição, para grávidas.

 

Imposto de Renda

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (15), na rede bancária, os valores do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015). O pagamento das restituições de 2015 será feito em sete lotes. O último será pago em dezembro. No Ceará, 32.221 devem receber restituição do IR já no primeiro lote.

 

Capacitação

Chega-nos a informação de que o secretário Dedé Teixeira (Desenvolvimento Agrário) assinou, em Brasília, termo de cooperação com o Instituto Pan-Americano de Cooperação da Agricultura (IPCA). Envolve US$ 94 milhões para capacitação do setor rural. 

 

Privatizações no estado

O Governo do Ceará iniciou os estudos de viabilidade para colocar em prática o seu próprio plano de concessões em infraestrutura. A idéia é que o Estado transfira para a iniciativa privada a responsabilidade pela operação de determinados serviços, além dos investimentos em ampliação e construção de projetos estruturantes. o governador cita os seguintes equipamentos que, se houver viabilidade econômica e financeira, iriam a leilão: “Aeroportos regionais, metrô de Fortaleza e Centro de Eventos”. Camilo Santana afirma que serão feitos os estudos de viabilidade para que a duplicação de rodovias e a posterior exploração econômica das mesmas também fiquem sob a responsabilidade da iniciativa privada em regime de concessão.

 

TCE intensificará fiscalização aos transportes escolares no interior cearense

O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) lançou, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), uma campanha que está orientando a população dos municípios cearenses sobre a segurança no transporte escolar da rede pública. A medida busca evitar irregularidades nos veículos, como a que vitimou Ana Laise, de 6 anos, na semana passada em Porteiras, Região Sul do Estado. Segundo o diretor do TCE, uma auditoria operacional será realizada em agosto com trabalho de campo, buscando localizar as causas dos defeitos dos transportes e encontrar soluções para o problema.

 

Homenagem

Cinturão das águas, primeiro trecho no próximo ano, será batizado com nome do deputado Welington Landim  falecido recentemente onde teve atuação marcante na política. A ideia partiu do governador Camilo, com apoio unânime da assembleia.

 

A greve continua

Servidores do Municipio entram na segunda semana de greve. Para um sindicalista, ela vai continuar chova, troveja ou relampeie. Reconhecem a crise e momento difícil da economia, mas criticam a falta de diálogo do gestor municipal que não apresenta proposta concreta. A única nota do município, veio através de um boletim comparativo e que não acrescentam as reivindicações. Logo mais na praça da caixa, eles voltam a se reunir.

 

Educação de luto

A educação iguatuense está de luto. Morreu no sábado(13), o prof. Tercio Holanda, ex-Diretor da Escola Tecnica, coordenador da CREDE 16 e exerceu função na área de educação no município de Quixelô. O sepultamento aconteceu na tarde de domingo em Mombaça, sua cidade natal.

 

*Silvani é bancário e radialista