Ceará
Águas do São Francisco devem voltar ao Ceará em 15 dias
O Rio São Francisco deve ter suas águas retornando ao Ceará em breve, com a previsão de que a barragem de Jati, no Cariri, receba um novo aporte. O bombeamento no município de Salgueiro (PE), que estava parado desde outubro de 2022, foi retomado pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
De acordo com o Governo Federal, a estrutura do Eixo Norte havia parado devido à falta de reparos e manutenção do sistema, bem como à vibração excessiva das motobombas, causando desgaste nos rolamentos.
As estações de bombeamento permitem superar a altitude para levar a água transposta mais longe. No Eixo Norte, existem três estações que podem elevar a água a 188 metros acima do nível do São Francisco, uma altura comparável à de um prédio de 58 andares.
Por enquanto, a água será usada para restaurar o nível dos reservatórios, como o de Jati. Não há previsão de quando ela será liberada para o Cinturão das Águas e, consequentemente, para o açude Castanhão. Isso ocorre porque a transferência de recursos hídricos é feita durante a estação chuvosa. Transferir água no segundo semestre causa perdas por evaporação e absorção pelo solo seco.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

